AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / SAIBA MAIS

Como ingerir proteínas sem precisar comer carne? Confira as dicas

Descubra como obter proteínas suficientes para ganho de massa magra e saúde sem precisar comer carne e conheça vantagens da alimentação vegana

como ingerir proteínas sem precisar comer carne - Foto: Reprodução/Freepik
como ingerir proteínas sem precisar comer carne - Foto: Reprodução/Freepik

Para aqueles que optaram por uma alimentação vegana, uma das maiores preocupações é garantir a ingestão adequada de proteínas. Até porque sem os produtos de origem animal, é necessária uma atenção especial na escolha de alimentos vegetais que possam suprir essa necessidade nutricional. 

O nutricionista Erival Amorim esclarece para AnaMaria que é possível substituir produtos de origem animal por alimentos vegetais ricos em proteínas, como leguminosas (ervilha, feijão, grão de bico). No entanto, ele destaca a importância de considerar o valor biológico das proteínas vegetais.

Receita de Sopa de ervilha com tofu defumado

Receita de Homus de Ervilha

Receita de Guacamole de Ervilha

"As proteínas de origem animal são ricas em todos os aminoácidos essenciais. Já as proteínas de origem vegetal, na grande maioria, são deficientes de um ou mais aminoácidos. Porém, a combinação entre alimentos de origem vegetal pode fornecer proteínas de alto valor biológico", explica.

Amorim também enfatiza que a proteína vegetal é igualmente eficaz no auxílio ao ganho de massa magra para praticantes de esportes ou atividades físicas. Segundo ele, o aumento da massa muscular depende diretamente da quantidade e da qualidade dos nutrientes ingeridos diariamente.

Receita de Feijão-branco com molho de tomate

Receita de Sopa de Feijão Preto

Receita de Salada Prática de Feijão e Cenoura

"A principal função das proteínas é na formação e manutenção de tecidos. Se estamos falando em ganhar massa muscular, estamos falando em aumentar a quantidade de tecido muscular e a principal função da proteína é a síntese e a reparação tecidual", acrescenta.

A proteína vegetal também auxilia no ganho de massa magra e as pessoas podem trabalhar durante a rotina, na combinação dos alimentos vegetais ricos em proteínas. Inclusive hoje o mercado já traz suplementos para ganho muscular de origem vegetal.

Receita de Curry de Grão de Bico

Receita de Salada de Grão de Bico, Cenoura e Batata

Receita de Salada de Grão de Bico e Cogumelo

Confira ainda mais opções de receitas vegetarianas e veganas práticas em AnaMaria Receitas

Diferença Entre Veganismo e Vegetarianismo

A alimentação vegana e vegetariana têm ganhado cada vez mais espaço na rotina alimentar e na gastronomia, refletindo um estilo de vida focado na nutrição e no bem-estar. O nutricionista explica as diferenças entre veganismo e vegetarianismo.

“O veganismo é um estilo de vida que vai além da alimentação. Além de não consumir produtos de origem animal e seus subprodutos, os veganos evitam o uso de produtos associados à exploração animal, como bolsas de couro ou cosméticos testados em animais", detalha.

Por outro lado, o vegetarianismo está mais relacionado à alimentação, e possui diferentes categorias. Por exemplo, o ovolactovegetarianismo inclui ovos, leite e laticínios na dieta, enquanto o lactovegetarianismo permite apenas leite e laticínios.

Nove alimentos que podem substituir a carne no seu cardápio

Veja três receitas vegetarianas deliciosas e práticas de fazer

Três receitas deliciosas para o churrasco vegetariano

Só para reforçar...

Dietas vegetarianas, veganas ou outras que restrinjam grupos alimentares podem resultar em carências de nutrientes específicos. Suplementos podem ajudar a preencher essas lacunas. Praticantes de atividade física intensa, também podem precisar de suplementos para apoiar a recuperação muscular.

Ou seja, pptar por uma alimentação vegana exige planejamento e conhecimento para garantir que todas as necessidades nutricionais, especialmente de proteínas, sejam atendidas de maneira eficaz. Com a orientação adequada, é possível alcançar um aporte proteico de alta qualidade.

O mercado atual também oferece diversas opções de suplementos proteicos de origem vegetal, facilitando ainda mais o acesso a uma dieta equilibrada para aqueles que buscam um estilo de vida vegano.

Leia também

Três receitas simples e deliciosas de petiscos veganos

Cinco receitas fit para veganos

Quatro acompanhamentos para churrasco vegano