Como manter a energia ao longo do dia: veja dicas para manter o pique

Alguns hábitos que contribuem para oferecer mais disposição no dia a dia

sexta 22 fevereiro, 2019
Fazer atividade física faz com que o corpo libere vários hormônios
Fazer atividade física faz com que o corpo libere vários hormônios Foto:Shutterstock

Sentir-se constantemente cansado, sem disposição e acordar pior do que quando foi deitar passou a ser algo normal na vida de muitas pessoas. Afinal, lidamos diariamente com trabalho, estresse, trânsito e uma avalanche de informações. 

No entanto, saiba que isso não deve ser encarado como algo normal, ressalta o médico nutrólogo Nataniel Viuniski, Membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition. Segundo ele, algumas mudanças de hábitos bem simples podem fazer grande diferença, ajudando a elevar o nível de energia.

Veja algumas dicas que AnaMaria separou:

Regule o sono
É muito importante definir um horário fixo para dormir considerando um mínimo de seis horas de descanso por noite. Se você demora a pegar no sono, uma dica é desligar os aparelhos eletrônicos (televisão, celular e computador) uma hora antes de deitar-se. “É que a luz emitida pela tela desses equipamentos prejudica a produção do hormônio melatonina, responsável pelo sono", explica.

Consuma alimentos mais leves
Pratos ricos em gorduras, por exemplo, costumam "roubar" nossa energia. Isso acontece porque o organismo precisa gastar muito mais energia para processá-los. Por isso, opte por carnes magras, peixe, frango, ovos, combinado com vegetais e frutas. “Também prefira carboidratos de baixo índice glicêmico, como mandioca e batata-doce, que liberam energia aos poucos garantindo pique por mais tempo", indica.

Pratique exercícios
Segundo o médico, fazer atividade física faz com que o corpo libere vários hormônios e neurotransmissores relacionados ao bem estar. Entre eles, a adrenalina, que nos impulsiona durante os exercícios e tem efeito por várias horas. Além da serotonina, que oferece uma gostosa sensação de relaxamento.

Fique de olho na Vitamina D
"Ela regula a secreção de insulina e o funcionamento do metabolismo, que afetam diretamente os níveis de energia", explica Viuniski. A Vitamina D também está associada à melhora do humor, o que explicaria porque tendemos a ficar mais cansados no inverno, época que temos menos exposição ao sol.

Faça uma parada a cada hora 
De acordo com um estudo da Universidade de Illinois, pessoas que fazem pequenas pausas durante tarefas que levam mais de 50 minutos trabalham melhor. "Aproveite para se levantar e caminhar para buscar água. Mudar de ambiente ajuda a evitar a estafa mental", sugere o médico.
 

Da Redação
Leia Mais:

Assine a Revista Digital

  • Assine a revista AnaMaria

ANAMARIA RECEITAS

  1. 1 Aposte em pães caseiros diferentes e surpreenda no café da tarde Surpreenda no café da tarde: Veja 6 receitas que fogem do tradicional
  2. 2 Vale a pena conferir esse cupcake que promete adoçar o seu dia
  3. 3 'Dia da Cachaça': veja receitas para preparar um almoço com a iguaria
  4. 4 Esse hambúrguer prático é de dar água na boca
  5. 5 Dia do Amendoim: confira seis receitas para celebrar a data