Como manter o corpo hidratado no verão para não prejudicar a saúde

Para aqueles que não têm o hábito de ingerir muita água, damos outras dicas

Da Redação Publicado sábado 13 fevereiro, 2021

Para aqueles que não têm o hábito de ingerir muita água, damos outras dicas
A falta dela nas altas temperaturas pode gerar desidratação, - Olichel/Pixabay

Cuidar da saúde é premissa de todo ser humano. O corpo humano é uma máquina que precisa de manutenção a todo momento. Mas é no verão que precisamos caprichar em um combustível essencial: a água.

A falta dela nas altas temperaturas pode gerar desidratação, alterando tanto a saúde física quanto emocional. Este líquido é fundamental no transporte de nutrientes para as células. Por isso, é importante ficar atento com a ingestão adequada desse componente tão importante.

De acordo com Vinícius Hirota, coordenador do curso de Educação Física da FAM (Centro Universitário das Américas), a quantidade ideal deve girar em torno de 2 litros e 100 ml de água, em média, por dia. 

"É interessante fazer uma distribuição ao longo da sua rotina", ressalta. "Uma dica bacana é usar uma garrafa PET de 1 litro e meio e, depois, completar com mais 500 ml, assim é possível equilibrar a quantidade certa”, indica.

Além disso, é importante ficar atento em relação à hidratação em caso de doenças crônicas, como a pressão alta, pois a questão hídrica é importante para a fluxo sanguíneo no controle do sódio. 

Desta forma, quem é hipertenso precisa manter uma hidratação regular para que não ocorra um descontrole na pressão arterial. "É importante destacar que o consumo adequado da substância ajuda a fluir mais o sangue para os vasos sanguíneos e diminui a possibilidade de infartos e derrames”, completa o professor. 

FORMAS DE SE HIDRATAR
Para aqueles que não têm o hábito de ingerir muita água, é possível encontrar o líquido em alimentos como:

  • Laranja; 
  • Pêra;
  • Melancia;
  • Melão;
  • Abacaxi;
  • Morango;
  • Maçã 
  • Uva.

Último acesso: 02 Mar 2021 - 20:16:44 (1139447).