bem-estar-e-saude   / Temperatura alta

Como preparar a pele para o verão? Confira dicas para enfrentar os dias mais quentes

Com a mudança de estações e a variação das temperaturas, a pele sofre as consequências

Karla Precioso Publicado domingo 13 dezembro, 2020

Com a mudança de estações e a variação das temperaturas, a pele sofre as consequências
É fundamental beber muita água para hidratar a pele - chezbeate/Pixabay

Com a variação das temperaturas e, consequentemente, da umidade relativa do ar, a pele também sofre os efeitos. Em dias quentes, mais do que nunca, é preciso manter a derme hidratada e protegida contra os raios solares

A dermatologista Simone Stringhini, da Clínica Stringhini, afirma que, quando a pele fica seca e áspera, ela tem a sua camada de proteção natural prejudicada, podendo até descamar e, deixando assim, o organismo mais vulnerável a entrada de fungos e bactérias. 

Segundo ela, isso pode acontecer quando o clima fica mais seco e nós acabamos perdendo água de dentro da pele para fora, favorecendo o ressecamento. Outros fatores também contribuem para o ressecamento, como idade, alergias crônicas, doenças respiratórias (rinite e bronquite) e menopausa. 

Além desses fatores biológicos, banho muito quente, uso de sabonetes abrasivos ou com PH alcalino e esfregar a pele com bucha agravam ainda mais: “Tudo isso tira a proteção da cútis, fazendo com que ela fique ainda mais seca”, afirma a especialista. Confira as dicas para deixar a pele hidratada e preparada para o verão! 

BEBA BASTANTE ÁGUA E PASSE FILTRO SOLAR 
É fundamental beber muita água para hidratar a pele. O uso frequente de filtro solar também é essencial para bloquear os raios prejudiciais à saúde.

PASSE UM ÓLEO PÓS-BANHO 
Use sempre um óleo pós-banho ou um hidratante com bastante óleo em sua formulação (pode ser loção ou creme). Quanto mais espesso for o produto, maior será o teor de óleo e, consequentemente, a eficácia.  

NÃO TOME BANHO MUITO QUENTE 
A água quente pode queimar a pele e ressecá-la ainda mais.  

EVITE USAR BUCHA PARA ESFREGAR A PELE 
A bucha retira a proteção da derme, deixando-a mais seca e mais irritada.

USE UM SABONETE SYNDET 
O nome pode ser estranho, mas esse é um tipo de sabonete que tem o pH ajustado entre 5,5 e 7, o ideal para a pele se manter hidratada. Além disso, ele provoca menos irritações. Existem várias marcas de sabonetes populares no mercado que são do tipo Syndet. 

Último acesso: 01 Dec 2021 - 19:28:38 (1133367).