AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Sorriso certinho de maneira rápida e sutil? Saiba mais sobre aparelho invisível

Veja seis dicas para garantir sucesso e segurança durante o uso do alinhador transparente

Da Redação Publicado em 06/09/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira seis dicas de como usar corretamente os aparelhos invisivéis - Diana Polekhina/Unsplash
Confira seis dicas de como usar corretamente os aparelhos invisivéis - Diana Polekhina/Unsplash

Já pensou em ter o sorriso certinho, rápido e fazer essa mudança de uma maneira sutil, sem quase ninguém perceber? Os alinhadores invisíveis têm despertado cada vez mais interesse, justamente por isso. Além de corrigir o alinhamento em menos tempo do que um aparelho convencional, os alinhadores invisíveis são removíveis, o que facilita na hora de cuidar da higiene bucal.

Para quem não conhece, este tipo de aparelho é constituído por uma lâmina de material transparente feito sob medida. Ele corrige o desalinhamento por meio de pressão constante sobre os dentes, deslocando-os para a posição ideal em cada etapa do tratamento. Os alinhadores invisíveis acompanham a movimentação dos dentes a cada troca de placa ortodôntica.

O aparelho invisível tem muitas funcionalidades maravilhosas, mas também há alguns cuidados que precisam ser tomados. AnaMaria Digital separou seis dicas do odontólogo e diretor clínico da OrthoDontic, Edmilson Pelarigo.

1. Não tire nem para dormir
É fundamental que o alinhador seja utilizado por no mínimo 20 horas por dia, devendo ser removido somente na hora das refeições e das escovações. Caso o paciente não use o aparelho corretamente, ele terá que adquirir novas placas dentárias devido ao atraso em toda programação da movimentação dos dentes prevista.

2. Higienize o aparelho  
Ao realizar a higienização, opte por uma escova de cerdas macias, sem utilizar creme dental e enxaguantes bucais – eles podem acabar arranhando ou despolindo as placas invisíveis. O ideal é que a escovação seja feita três vezes ao dia, acompanhada do uso do fio dental.  

3. Guarde-o corretamente 
Para que o material não seja danificado durante as refeições e a higienização bucal, remova o aparelho cuidadosamente e guarde numa caixinha ortodôntica ou em um copo d’água com solução antisséptica bucal incolor. 

4. Altas temperaturas  
Nunca ferva, não o deixe exposto ao sol ou dentro do carro e nunca ingira bebidas quentes com os alinhadores.  

5. Fique longe de alimentos com corantes  
Alimentos ou bebidas com excesso de corante ou mesmo legumes muito coloridos, como a beterraba, também devem ser evitados, pois podem formar manchas no aparelho ou até deformar as placas.  

6. Visite seu dentista  

Em caso de dúvidas, acidentes ou quebra de placas, visite seu dentista.