AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como você cuida dos seus cílios?

É normal eles se renovarem naturalmente, mas um quadro de queda constante pode indicar carência nutricional, alergias ou excesso de maquiagem

AnaMaria Digital Publicado em 15/05/2018, às 10h55 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lindos e charmosos, sim. Mas principalmente saudáveis! - Shutterstock
Lindos e charmosos, sim. Mas principalmente saudáveis! - Shutterstock

Todo mundo ama ter cílios longos, lindos e charmosos. Mas e a saúde dos fios, você pensa nisso? Como eles parecem não ter função para a saúde dos olhos, nosso foco acaba indo apenas para a parte estética. No entanto, saiba que os cílios exercem um papel fundamental para a vitalidade da região: protegem os olhos da luz solar e também de toda a sujeira e poluição que ficam espalhadas no ar. E o segredo para deixá-los sempre bonitos é exatamente se dedicar à saúde. "A forma como cuidamos destes fios reflete diretamente no seu tamanho, espessura e qualidade", afirma Carina Arruda, extensionista da Mylash. Confira as dicas da especialista para manter seus cílios lindos, mas também saudáveis:

Limpeza
Pense, antes de tudo, na higienização dos olhos, pois o acúmulo de impurezas, como maquiagens e cremes, pode causar inflamação nas pálpebras – local onde crescem os fios. Para limpar a região, use loções específicas e sabonetes ou xampus líquidos infantis. Assim como a pele, os cílios também precisam de hidratação, principalmente no inverno. Para evitar que eles fiquem secos e finos, invista em cremes específicos à base de vitamina B5. Com o auxílio de um cotonete, aplique o produto rente ao cílio, duas ou três vezes por semana. 

Uma dica boa e caseira: pingue uma gota de azeite de oliva no polegar e massageie a região. O produto também ajuda na hidratação. Saiba que é normal os cílios se renovarem naturalmente, mas um quadro de queda constante pode indicar carência nutricional, alergias ou excesso de maquiagem. Se este for seu caso, procure um oftalmologista.

Veja também: 
Doenças que os olhos denunciam. É só ver!
Dicas básicas para qualquer maquiagem
Fique de olho na cor do seu xixi!

Uso do curvex
Limpar o curvex é tão importante quanto limpar os pinceis de maquiagem. A borracha que entra em contato com os cílios costuma estragar com facilidade e isso faz com que danifiquem os fios, quebrando-os ou até arrancando-os. Por isso, é preciso estar atenta para trocar a borracha com frequência. Além disso, o curvex deve vir antes do rímel. Sempre!

Alimentação
A queda dos cílios tem as mesmas causas que a queda dos cabelos. A falta de vitaminas e minerais essenciais deixa os cílios fracos e dificultam o crescimento. Para garantir cílios saudáveis, é importante abastecer o corpo com vitaminas B, A, E, H e em ferro e magnésio. 

Hábitos durante a make
Deixe o rímel a prova d’água apenas para ocasiões que exigem seu uso, pois ele pode ser prejudicial aos cílios, já que é difícil retirar o produto. Jamais durma com maquiagem. Use produtos adequados para a região e evite esfregar os fios. As adeptas da extensão de cílios, por exemplo, devem usar produtos à base de água.