AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Complemento alimentar ajuda no tratamento da depressão, afirma especialista

Especialista afirma que complemento alimentar ajuda no tratamento da depressão

Da Redação Publicado em 03/11/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O tratamento da depressão é personalizado e, independentemente de estudos e relatos, jamais se automedique - Banco de Imagem/Getty Images
O tratamento da depressão é personalizado e, independentemente de estudos e relatos, jamais se automedique - Banco de Imagem/Getty Images

Quem me acompanha já leu aqui sobre depressão e seus tratamentos. Por exemplo, além dos medicamentos que, muitas vezes, infelizmente, são necessários, falamos muito sobre a importância da atividade física, de seguir uma alimentação adequada e ter disciplina na hora de dormir

Mas também é fato que muitos complementos alimentares são de extrema importância. E é sobre eles que vou falar (estudos mostram os benefícios de certas vitaminas no tratamento da doença). 

A começar pelo ômega 3, que é encontrado na gordura dos peixes. Associar um subtipo do nutriente (EPA) a antidepressivos ajuda no tratamento da depressão. Outro exemplo é a vitamina D, aquela que nosso próprio corpo produz quando tomamos sol na medida correta. 

Ela é fundamental em vários processos químicos do organismo, mas o fato é que vivemos uma epidemia de carência dessa vitamina: estima-se que 80 a 90% das pessoas tenham esse problema. Assim, associar a vitamina D a antidepressivos também otimiza o tratamento da depressão.

Todos nós precisamos da vitamina B9 ativa em nossas células. É o chamado metilfolato, um agente potencializador dos tratamentos para depressão. No entanto, nem sempre temos acesso a essa vitamina nos alimentos. 

Além disso, há uma porcentagem de pessoas que, por questões genéticas, não conseguem “ativar” o nutriente. Por isso, é fato que alguns pacientes precisam associar o metilfolato em doses certas ao tratamento com antidepressivos. 

De qualquer forma, vale enfatizar: cada um é um. O tratamento da depressão é personalizado e, independentemente de estudos e relatos, jamais se automedique. Nenhum complexo vitamínico substitui o acompanhamento especializado. 

Até porque, em doses altas demais, as vitaminas podem até trazer inúmeros problemas de saúde. Procure sempre um especialista para orientá-la da melhor forma possível.

LUIZ SCOCCA é psiquiatra com mais de 20 anos de atendimento em consultório próprio, além da participação em grupos de estudo, congressos e projetos sociais. Formado pela USP e membro das associações brasileira e americana de psiquiatria: ABP e APA.