Confira 5 dicas nutricionais para quem deseja adotar a dieta vegana

Nutricionista esclarece dúvidas mais comuns de quem deseja adotar a dieta vegana

Da Redação Publicado quarta 20 novembro, 2019

Nutricionista esclarece dúvidas mais comuns de quem deseja adotar a dieta vegana
Uma alimentação vegana não pode excluir a proteína vegetal, que pode ser encontrada em legumes e verduras - Banco de Imagem/Getty Images

Impulsionada pela crescente preocupação com o meio ambiente, a alimentação vegana vem conquistando cada vez mais adeptos. 

Apesar de não existirem dados oficiais, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) estima que cinco milhões de brasileiros sejam veganos.

Substituir uma dieta onívora por uma vegana pode ser uma mudança e tanto. Por conta disso, é recomendada que a transição seja feita com cuidado e com a supervisão de um profissional. 

“Primeiro de tudo, é preciso uma reeducação alimentar para adaptar o corpo à mudança”, afirma Alice Cristina Coca, nutricionista do GetNinjas. 

Em bate-papo com AnaMaria Digital, a especialista respondeu algumas das dúvidas mais comuns apresentadas pelos iniciantes na alimentação vegana. Confira. 

FREQUENTAR RESTAURANTES VEGANOS AJUDA NO PROCESSO? 
Sim, pelo fato de estimular a familiarização com outras texturas e gostos. Além de entrar contato com um leque diferente de pratos, frequentar um restaurante vegano pode te incentivar a aprender a cozinhar novas combinações saborosas e práticas. 

AO COMEÇAR, ELIMINO A PROTEÍNA ANIMAL DE UMA VEZ OU AOS POUCOS? 
Segundo a profissional, a decisão varia de acordo com estilo de vida de cada pessoa. Aqueles que estão com uma boa condição de saúde e têm hábitos alimentares saudáveis podem tirar a carne de uma vez. Para os que possuem uma alimentação defasada, ou seja, que apresenta a falta de alguns nutrientes, é recomendado substituir a proteína animal aos poucos. 

É PRECISO INGERIR SUPLEMENTO VITAMÍNICO? 
Algumas vitaminas só estão presentes em carnes, vísceras e ovos, tais como as do complexo B. Por isso, é necessário repor essas vitaminas de alguma maneira, seja com substituições ou a partir do consumo de suplementos. 

Outro ponto que pode ser determinante para adotar a suplementação é a fase da vida na qual o vegano se encontra. Dependendo da faixa etária, o metabolismo necessita de diferentes vitaminas para manter seu bom funcionamento. Uma mulher vegana grávida e um idoso vegano têm necessidades nutricionais distintas. Por conta dessas especificações, é recomendado agendar uma consulta com um nutricionista. 

É NECESSÁRIO FAZER ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL? 
É importante porque o acompanhamento de um profissional garantirá à pessoa a elaboração de um plano alimentar personalizado e com o cuidado de incluir todos os nutrientes necessários para o seu organismo. 

Sem o devido acompanhamento e adaptação, os iniciados na dieta vegana correm o risco de desenvolver doenças devido à falta ou ao excesso de nutrientes. “A deficiência de vitamina B9, por exemplo, pode gerar depressão e doenças psiquiátricas”, alerta a profissional. 

QUAIS ALIMENTOS NÃO POSSO DEIXAR DE CONSUMIR? 
Uma alimentação vegana precisa ter proteína vegetal, que pode ser encontrada em legumes e verduras. Além disso, a nutricionista ressalta a importância da inclusão da soja na dieta, que tem todos os nutrientes presentes na proteína animal. A profissional indica o consumo da soja orgânica, que não envolve agrotóxicos. 

Interessou? Para saber mais informações sobre a dieta vegana, o melhor é consultar um nutricionista para conseguir um plano personalizado!

****

Uma alimentação saudável nos traz vários benefícios, como a prevenção de doenças, melhora no funcionamento do organismo e aumento da energia que o corpo precisa para o dia a dia. Pensando nisso, selecionamos 5 livros que vão te orientar na hora de ter uma dieta balanceada:

Só para um: quem mora sozinho sabe como é difícil manter a alimentação saudável todos os dias, né? Se você se identifica, vai amar este livro repleto de dicas valiosas: https://amzn.to/2NuFHcM 

Culinária básica: se você quer seus pratos saborosos e saudáveis, este livro é o indicado! Cheio de receitas e dicas incríveis, ele garante melhorar a sua alimentação! https://amzn.to/2r4BSna 

Tempero alternativo: receitas veganas? Temos! O primeiro livro do blog “Tempero Alternativo” conta com mais de 50 opções de receitas diferentes para uma alimentação mais natural: https://amzn.to/2PCYh5h 

O Livro de Receitas da Cozinha Medicinal: com mais de 150 receitas, este livro é para aqueles que desejam prevenir doenças e melhorar a saúde através da alimentação! https://amzn.to/2N4kl70 

O Que Tem na Geladeira?: neste livro, Rita Lobo ensina a usar 30 legumes e verduras de uma maneira super fácil em mais de 200 receitas! https://amzn.to/2NvH5Mm 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Ana Maria pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Último acesso: 27 Oct 2020 - 14:35:48 (1087757).