AnaMaria

Confira 5 opções para eliminar a farinha branca do seu dia a dia

Especialista dá dicas para deixar a dieta mais saudável

Da Redação Publicado em 07/04/2019, às 19h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

Existem maneiras saudáveis de substituir esse ingrediente industrializado - Getty Images
Existem maneiras saudáveis de substituir esse ingrediente industrializado - Getty Images

O processo de refinar o trigo para transformar em farinha branca pode ser muito prejudicial e fazer com que o produto final não tenha mais as mesmas propriedades da sua matéria prima. Porém, existem maneiras saudáveis de substituir esse ingrediente industrializado.

“Hoje percebemos que este refinamento acaba por distanciar o vegetal dos seus valores nutricionais originais tornando-os maléficos à nossa saúde. A falta de nutrientes fica evidenciada pelo fato de que o pó raramente estraga, ou seja, bactérias e insetos não se interessam pelo que não tem nutrientes”, explica o coordenador do curso de pós-graduação em Naturopatia da UNIP, Daniel Alan Costa.

AnaMaria conversou com o especialista que deu dicas de como fazer essa substituição e ter uma alimentação mais saudável.

Biomassa de banana verde
Por ser um prebiótico, ou seja, ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, auxilia no processo de emagrecimento e mantém a sensação de saciedade por mais tempo. Isso acontece devido às características de suas fibras, além de promover o controle da glicemia e do colesterol.

Farinha de tapioca
Um dos grandes problemas da farinha de trigo refinada é o fato dela ser pró inflamatória, ou seja, provoca microinflamações de forma generalizada. A farinha de mandioca é a substituta ideal para esta condição, pois não contém glúten e gliadina, responsáveis por esse efeito.

Farinha de arroz
A principal substituta para a farinha de trigo em diversas receitas, como pães, massas, biscoitos e bolos. Quem não pode consumir glúten a elege como substituta ideal pelo preço acessível e por ser encontrada com facilidade. É vendida nas versões branca ou integral. Além disso, a farinha de arroz proporciona melhor espessamento da massa, deixando sua textura mais semelhante às receitas originais.

Farinha de linhaça
Esta promove saciedade e ajuda no controle de peso. Possui fitoesteróis que ajudam a regular problemas ginecológicos, como TPM e menopausa, previne diabetes e pressão alta e ajuda a prevenir colesterol alto, além de possuir antioxidantes que combatem informações e o envelhecimento.

Farinha de quinoa
Considerada sagrada pelos Incas, utilizada nos Andes bolivianos há mais de 5000 anos, é fonte de proteínas e tem 16 aminoácidos essenciais presentes em sua composição, entre eles o triptofano, precursor da serotonina, neurotransmissor associado à sensação de relaxamento.