AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Adeus, preguiça!

Confira 7 alimentos que combatem o cansaço

Descubra como esses alimentos ajudam a afastar a sensação de fadiga

Karla Precioso Publicado em 26/06/2022, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
7 Alimentos que devolvem a energia ao corpo - Pixabay/Ponchia
7 Alimentos que devolvem a energia ao corpo - Pixabay/Ponchia

A comida não serve só para alimentar o corpo. Os alimentos afetam a capacidade do cérebro de se manter ativo: “Ao sentir mais sono durante o dia ou ao passar a beber mais café do que o normal, é comum pensar que é culpa do clima frio ou chuvoso, ou achar que é preciso dormir mais. Mas, muitas vezes, o problema está nos hábitos alimentares”, afirma Liora Bels, especialista em bem-estar, do Freeletics, aplicativo de exercícios físicos e estilo de vida.

Descubra os alimentos energizantes e como eles afastam a sensação de cansaço.

1. Abacate

É extremamente energético e, apesar de calórico, tem um alto teor de gordura saudável, incluindo ácidos graxos, ômegas 3 e 6, que combatem o colesterol ruim, aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e ajudam o corpo a absorver outros nutrientes. Contém ainda mais proteína do que a maioria das frutas.

Como o corpo precisa de carboidratos, gorduras e proteínas para uma energia sustentável, é essa combinação de nutrientes que faz do abacate uma bomba energética.

2. Maçãs

Elas são ricas em frutose, sendo a fonte preferida de energia do corpo. Ainda que comer uma maçã não dê o impulso inicial normalmente fornecido por uma xícara de café, a fruta vai fornecer uma quantidade constante de energia para o cérebro e o corpo por mais tempo.

3. Macadâmia

Ela é um dos melhores lanches quando o assunto é vencer o cansaço. Fonte concentrada de energia, tem ainda proteínas, carboidratos e gorduras boas.

4. Mirtilo

Também é energizante e pode até elevar a função cerebral. Contém manganês, que desempenha um papel importante na assistência a determinadas atividades metabólicas no corpo – sendo uma delas a conversão de carboidratos e gorduras em energia.

5. Grãos Germinados

Nada mais são do que grãos integrais, como aveia ou trigo-sarraceno. Têm uma forma de carboidrato que o corpo quebra lentamente para converter em energia, fornecendo assim uma fonte constante, em vez de um pico seguido de uma queda, que traz o sono e o cansaço.

6. Matcha

Superenergético, tem minerais, antioxidantes e aminoácidos. Sua cafeína é absorvida devagar, dando um impulso de energia sustentado. É a combinação de cafeína e l-teanina, um aminoácido raro, que resulta em efeitos como o aumento da concentração e da atenção.

7. Couve

É fonte de ferro, cujos baixos níveis no corpo podem levar à exaustão e à sensação de cansaço. Para aumentar a absorção do nutriente, o ideal é consumi-la com uma fonte de vitamina C, como o suco de limão.