AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Saúde bucal

Confira cinco aprendizados importantes sobre higiene bucal

Alguns hábitos adquiridos com a pandemia devem ser mantidos

Karla Precioso Publicado em 11/09/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A saúde bucal ganhou um destaque ainda maior na pandemia - Pixabay
A saúde bucal ganhou um destaque ainda maior na pandemia - Pixabay

Escondida por trás das máscaras, a saúde bucal não pode ficar de lado e ganhou, inclusive, novos reforços neste momento de pandemia. São ações que já deveriam fazer parte da rotina, mas que, muitas vezes, eram esquecidas e não valorizadas como deveriam.

Quando se fala em contaminação, um dos principais canais de acesso de todo tipo de vírus ao corpo é a boca. E, para prevenir até muitas outras doenças que já circulavam entre a população, certos hábitos implantados agora devem ficar no dia a dia de cada um. Descubra quais são eles:

LAVAR AS MÃOS ANTES DE ESCOVAR OS DENTES
Lavar as mãos já está entre as formas de prevenção da covid-19. Mas realizar essa higiene antes da escovação também faz parte da rotina de cuidados.

“Se a higiene das mãos já é essencial no dia a dia, no momento de manipular objetos que terão contato direto com a boca, isso se torna ainda mais primordial. A recomendação é lavar bem as mãos, com água e sabão, até a altura do punho e por aproximadamente 20 segundos”, explica o dentista e gerente de novos produtos e práticas clínicas da Neodent, Sérgio Bernardes.

TROCAR DE ESCOVA COM FREQUÊNCIA
A substituição das escovas também é uma recomendação que já deve fazer parte da rotina de todos, mas, com a chegada da pandemia, essa ação recebe ainda mais importância.

“É essencial que as pessoas que passarem por qualquer problema de saúde, inclusive covid-19, troquem de escovas. Assim como quem ficou internado, já que a escova tem contato direto com a boca e pode ter vírus e bactérias acumulados”, ressalta o dentista.

HIGIENIZAÇÃO DAS ESCOVAS
Após cada escovação também é importante fazer a higienização correta da escova. “Deve ser feita a higienização em água corrente, para remoção dos resíduos que sobram da escovação e, por final, não enxugar as cerdas na toalha de mãos e rosto, já que pode ocorrer uma transferência de bactérias entre as duas superfícies”, conta Bernardes.

Além disso, em casos de pessoas contaminadas, recomenda-se borrifar álcool 70% ou água oxigenada a 0,5% sobre toda a superfície da escova para eliminar o vírus. Outro fator importante é que a escova deve ser guardada sempre seca, para que a umidade não influencie no acúmulo de fungos e bactérias.

USAR ENXAGUANTE BUCAL
O uso de enxaguante bucal é um reforço na higiene e pode entrar na rotina diária. “É importante ressaltar que o produto atua somente na cavidade bucal, mas, por sua capacidade antimicrobiana e função de limpeza, é um excelente coadjuvante para aumentar ainda mais a higiene da boca”, explica.

ARMAZENAMENTO
Guardar corretamente as escovas de dente também faz parte do processo de prevenção. Apesar de ir contra o que grande parte da população segue, o armazenamento correto não deve ser em gavetas, armários ou com protetores para as cerdas.

“Deixar as escovas fechadas ou abafadas não é o mais indicado, pois proporciona um ambiente propício para a proliferação de bactérias. O ideal é manter a escova aberta, com as cerdas voltadas para cima e na maior distância possível do vaso sanitário, que pode, no momento da descarga, transmitir germes para o ar e contaminar a escova”, ressalta. 

Outro ponto importante é deixar as escovas de familiares e amigos separadas, sem contato umas com as outras.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA
É importante ressaltar que, para o combate à pandemia do coronavírus, deve ser respeitado o isolamento social, o uso de máscaras e as medidas de segurança estabelecidas pelos órgãos de saúde e gestão de cada município. De acordo com especialistas, essas são as formas fundamentais de prevenção aos casos da doença.