AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Alimentação

Conheça o pão que combate a ansiedade

Além de gostosa, a receita é fácil de preparar e leva ingredientes que ajudam o corpo a se manter relaxado por mais tempo

Da Redação Publicado em 26/05/2019, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Para a manhã, a sugestão é consumir o pão com molho pesto - Divulgação
Para a manhã, a sugestão é consumir o pão com molho pesto - Divulgação

Sabe a fominha que bate quando você está estressada e ansiosa? 

“Ela pode estar relacionada às emoções, afinal, a comida oferece conforto, acalenta. Ou ter relação com a química corporal: o hormônio da ansiedade é inflamatório e faz o organismo precisar de mais carboidrato para trabalhar – isso aumenta a vontade por doces ou massas”, explica a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak.

E foi para fugir das guloseimas nessas horas que ela desenvolveu uma receita saudável e gostosa de um pão com queijo que sacia e despacha a ansiedade. É para incluir no cardápio já!

POR QUE FUNCIONA?
As opções de queijo têm alto teor de proteína e vitaminas do complexo B. O carboidrato presente no fubá e na aveia ajuda a melhorar o humor e o estresse. Por terem triptofano, esses ingredientes também ajudam a acalmar os neurônios agitados.

NA HORA E NA MEDIDA CERTA
“Podem ser consumidas entre três e quatro unidades por dia”, orienta a nutricionista. O melhor horário para aproveitar o lanche varia de acordo com a rotina. “Se costuma ficar mais agitada pela manhã, invista no alimento nesse período do dia. Já se a ansiedade bate mais para o final do dia, inclua o pão no café da tarde”, indica.

ACOMPANHAMENTOS CERTEIROS
“Para manter a tranquilidade, é importante consumir alimentos que ajudem a relaxar a musculatura”, diz. A sugestão da especialista é bater um suco de folhas (couve e espinafre) com água de coco, maçã e limão. Banana com canela e aveia também são boas opções, porque auxiliam no funcionamento do intestino. 

Para a manhã, a sugestão de Aline é consumir o pão com molho pesto acompanhado de uma fruta, como o mamão. Já para a tarde, vale consumir o pão com um chá calmante, como melissa ou calêndula.

RECEITA
Ingredientes

  • 5 colheres (sopa) de fubá
  • 3 colheres (sopa) de farinha de aveia
  • 1 ovo
  • ¼ de xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem
  • 1 xícara (chá) de queijo ralado (meia cura, canastra ou parmesão)
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Modo de Preparo
Em uma tigela, misture todos os ingredientes até formar uma massa. Amasse bem. Depois, com as mãos, faça minipãezinhos. Asse em forno baixo, a 150 °C por 15 min ou até estarem dourados. A consistência fica como a de uma broa.