AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Atenção!

Conheça o risco de consumir açúcar todos os dias

O consumo diário de açúcar está causando danos à saúde de muitas pessoas

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 07/08/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça as atitudes capazes de fazer você cortar o carboidrato do cardápio sem sofrer - Myriams-Fotos / Pixabay
Conheça as atitudes capazes de fazer você cortar o carboidrato do cardápio sem sofrer - Myriams-Fotos / Pixabay

O consumo diário de açúcar e a presença dele em quase todos os alimentos está causando danos à saúde de muitas pessoas. Não à toa, um artigo publicado na revista The BMJ, em abril deste ano, aponta que a alta ingestão foi associada a riscos significativamente maiores no desenvolvimento de doenças como diabetes, obesidade, gota, pressão alta, ataque cardíaco, derrame, depressão, câncer, asma e morte precoce. 

Diante disso, cortar seu consumo parece ser cada vez a melhor alternativa visando a preservação da saúde e o pleno funcionamento do organismo. Foi o caso da especialista em comportamento humano, Gisele Hedler, que é referência em estilo de vida saudável e transformação pessoal. Há 10 anos sem consumir o carboidrato, a sua própria história de vida mostra que essa atitude é altamente possível e transformadora. 

Além de ter falência dos rins, ela descobriu que possuía algumas alergias alimentares, e isso foi determinante para cortar o açúcar de vez de suas refeições. A profissional dá dicas para se livrar de vez desse doce inimigo: “Se a pessoa tem o hábito de consumir açúcar todos os dias, uma semana sem ele já apresentará mudanças significativas no organismo”, diz.

COMA MAIS FIBRAS

Quem deseja parar de comer açúcar, deve aumentar a ingestão de fibras, sejam elas folhosas, leguminosas ou até mesmo em grãos, como girassol, aveia, chia e linhaça. As fibras promovem mais saciedade e regulam a glicemia, evitando que se tenha hipoglicemia de rebote, uma das causas do desejo de consumir algo doce.

EVITE ADOÇANTES ARTIFICIAIS

Quanto mais alimentos açucarados você oferece ao corpo, maior será o desejo por açúcar, aumentando até mesmo receptores na saliva que detectam o doce.

BEBA BASTANTE LÍQUIDO E CONSUMA ALIMENTOS ÁCIDOS

É importante manter-se sempre bem hidratado, pois o cérebro confunde fome com sede. Água e chás ácidos ou amargos, como carqueja, boldo e chá verde, estão na lista. Sabores distintos ao doce vão desacostumar o paladar com o açúcar.

EVITE O ESTRESSE

Quando estamos estressados, a tendência é descontar no açúcar. Pratique meditação, mantenha mais contato com a natureza, ouça músicas, leia livros e tenha boas amizades.