AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Dá para suavizar as rugas apenas com alongamento facial? Fomos investigar

Suavizar rugas apenas com movimentos faciais? Especialistas dizem se é possível

Marcela Del Nero Publicado em 12/09/2019, às 09h00 - Atualizado às 09h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dani Albuquerque compartilhou sua rotina de alongamento facial nas redes sociais - Reprodução/Instagram
Dani Albuquerque compartilhou sua rotina de alongamento facial nas redes sociais - Reprodução/Instagram

Se tem algo que todo mundo ganha quando fica mais velho, além de experiência, são as rugas. O motivo principal de aparecerem --especialmente na região da testa, perto dos olhos e na área da boca -- é o envelhecimento.

No entanto, existem fatores que podem aumentar ainda mais essas marcas que incomodam tanta gente, como exposição solar, tabagismo e até mesmo as expressões faciais que fazemos.

“Falamos com muitas caras e bocas em nosso dia a dia”, ressalta a fonoaudióloga Magda Zorzella, especialista em linguagem e motricidade orofacial, que atua na prevenção de alterações nas áreas da face e pescoço, entre outros. “E toda essa repetição abusiva dos músculos do rosto vai ajudar a criar as tão temidas rugas.”

SEM BOTOX
Visando melhorar as marcas de expressão, Zorzella desenvolveu um método de “alongamento facial” para seus pacientes. Ela garante que, ao fazer a série de movimentos diariamente, a pessoa terá um aspecto mais jovem no decorrer do tempo. 

Uma de suas clientes é Daniela Albuquerque, atualmente com 37 anos. A apresentadora da RedeTV!, inclusive, já postou vários vídeos em seu Instagram fazendo os exercícios com a ajuda de rolos especiais.

Entre as orientações da especialista, está a de não usar cremes na hora de alongar a pele. Isso porque o atrito entre a mão e a pele ajudaria alcançar os músculos das linhas de expressão. Ou seja: primeiro a massagem, depois você pode passar o creme hidratante.


Pegue firme na hora do alongamento facial! (Foto: Arquivo Pessoal)

FUNCIONA MESMO?
Sylvia Ypiranga, assessora do departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), afirma que não existem trabalhos científicos que justifiquem exercícios e massagens faciais como uma forma de amenizar as expressões. 

No entanto, ressalta que quando as massagens são associadas ao uso de cremes hidratantes, é possível obter uma resposta melhor. 

“São fórmulas que podem ajudar a recuperar algumas características da pele, atenuando as rugas. Mas estes devem ser indicados pelo médico, de acordo com a individualidade de cada um”, explica.

Já para a dermatologista Juliana Toma, pós-graduada pelo Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), apesar de não haver estudos científicos comprovando sua eficácia, o método criado por Zorzella pode ser uma maneira de estimular a circulação sanguínea, o que naturalmente vai liberar a tensão existente nos músculos faciais.

No entanto, a dermatologista avalia que apenas nos casos mais leves de vincos podem ser suavizados com a ajuda dos alongamentos, como os propostos pela fonoaudióloga.

Além disso, faz uma recomendação para área do pescoço, que é a mais afetada por conta de posição em que ficamos quando mexemos no celular, com a cabeça abaixada. “O mais indicado é elevar o celular na altura dos olhos quando possível” diz.

MENOS RUGAS NO DIA A DIA

Para AnaMaria Digital, a fonoaudióloga Magda Zorzella ainda deu algumas dicas gerais:

  • Não faça biquinhos na hora de tirar selfie. Um sorriso pode ser expressado inclusive pelo olhar. O excesso de expressões no rosto cria os temidos vincos;
  • Mastigue sempre dos dois lados da boca, alternadamente, assim você evita que um lado da musculatura fique mais fraco que a outro;
  • Articule sem exageros, de maneira tranquila, afinal os sons são produzidos em sua maioria pela língua ou lábios e não pela rosto.