AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Bom humor

Dar risada pode acalmar a mente e ajudar a diminuir as rugas; entenda

Entenda como dar risada pode acalmar a mente e ajudar a diminuir as rugas

Karla Precioso Publicado em 28/03/2020, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sorrir é um ótimo exercício facial. Trabalha com a musculatura do rosto - Banco de Imagem/Getty Images
Sorrir é um ótimo exercício facial. Trabalha com a musculatura do rosto - Banco de Imagem/Getty Images

O bom humor é contagiante. O som de uma gargalhada é muito mais. Não à toa, o ditado diz que rir é o melhor remédio. 

A princípio, pode até parecer um exagero, mas diversas pesquisas comprovam que, quando uma pessoa sorri, o organismo libera endorfina, um hormônio que age como um analgésico natural e leva a uma sensação de bem-estar e tranquilidade, favorecendo a circulação sanguínea e podendo até inibir o estresse. É isso. 

O sorriso desencadeia excelentes mudanças físicas e mentais. Aliado ao alto-astral, ele fortalece o sistema imunológico, aumenta a energia, diminui a dor e protege contra os efeitos nocivos do estresse. 

Nada funciona de modo mais rápido para trazer o corpo e a mente de volta ao equilíbrio do que uma boa risada. Sorrir ainda ilumina seus fardos, inspira esperança e conecta você com os outros. 

“Com tanto poder de curar e renovar, a capacidade de rir com frequência é um tremendo recurso para superar os problemas, melhorar os relacionamentos e dar suporte à saúde física e emocional”, garante Ivana Cabral, reprogramadora mental. 

O melhor: não tem contraindicação! Saiba mais sobre o poder de uma boa risada. 

AUMENTA A INTERAÇÃO SOCIAL 
A fonoaudióloga Laila Wajntraub enfatiza a importância do riso para a interação social: “A expressão facial é a forma mais comum de demonstrar emoções e sorrir é a atitude que melhor rompe barreiras e aproxima as pessoas, tanto em relacionamentos sentimentais quanto profissionais. Pode dissipar uma angústia, se for simpático, ou aumentá-la, se for sarcástico; pode estimular um trabalho, se for de aprovação, ou desanimar, se for cínico; pode criar uma amizade, se for sincero e transparente, e pode humilhar de modo irreversível se não for autêntico e espontâneo. Quando vemos alguém sorrindo, nosso cérebro interpreta isso como um comando para sorrirmos também. Nossas mentes são espelhos. Assim, o sorriso cria conexões e estabelece empatia facilmente.”

AJUDA A RESOLVER CONFLITOS 
No trabalho, na família, na escola: não interessa onde, o riso ajuda na resolução de conflitos que, antes, se apresentavam como rígidos, pesados, imutáveis. Sua característica solta e transitória nos ajuda a olhar para a vida com menos peso, sem nos entregar completamente aos desvios da mente. Quando sorrimos, ficamos também mais resilientes.

AMENIZA AS DORES 
Estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostrou que dar uma boa risada ajuda a reduzir a sensação de dor. O psicólogo Israel de Deus, do Instituto Ser +, ressalta que, depois do riso, hormônios, como endorfina e serotonina, são liberados na corrente sanguínea, proporcionando bem-estar.

PROTEGE O CORAÇÃO 
O sorriso melhora a função dos vasos e aumenta o fluxo sanguíneo, protegendo contra ataque cardíaco e outros problemas cardiovasculares.

DIMINUI AS RUGAS 
Sorrir é um ótimo exercício facial. Trabalha com a musculatura do rosto, ajuda a dar firmeza e tônus à pele, além de mexer com cérebro, garganta, coração e tórax. 

ALIVIA A TENSÃO 
O riso relaxa o corpo inteiro. Uma boa risada alivia a tensão física, deixando os músculos relaxados por até 45 minutos depois. Ele ainda estimula o sistema imunológico, aumentando o número de células imunes e anticorpos que combatem as infecções, melhorando assim sua resistência às doenças. 

ALIADO CONTRA A DEPRESSÃO 
O riso dissolve emoções angustiantes. Você não pode se sentir ansiosa, irritada ou triste quando está rindo. Ele ajuda a relaxar, recuperar o ânimo e recarregar a energia, permitindo manter o foco e realizar mais. 

Além disso, o bom humor muda a perspectiva, fazendo com que você veja as situações de modo mais realista e menos ameaçador. Uma perspectiva bem-humorada cria distanciamento psicológico, que pode diminuir o risco de se sentir sobrecarregada.

AFASTA A NEGATIVIDADE 
O psicólogo Israel de Deus, do Instituto Ser +, reforça que estar próximo de pessoas que estão sempre sorrindo ajuda a afastar a negatividade. Um sorriso gentil no rosto ou uma gargalhada frouxa e contagiante acentua a positividade e ajuda a mudar uma perspectiva negativa. 

Você já reparou que, às vezes, você nem está com vontade de rir, mas alguém ao lado solta aquela risada e, imediatamente, você também é tomada pela vibração de humor instaurada no ambiente? Pois é isso: rir contagia e vincula as relações saudáveis.

USAR O HUMOR E O RISO NOS RELACIONAMENTOS PERMITE…

  • Ser mais espontânea: o bom humor a afasta de seus problemas. 
  • Deixar de lado a postura defensiva: o riso ajuda a esquecer julgamentos, críticas e dúvidas. Soltar inibições: seus temores e resistências são postos de lado. 
  • Expressar seus verdadeiros sentimentos: emoções profundas são ‘autorizadas’ a aflorar. 
  • Trazer mais humor e risos à sua vida: na maioria das ocasiões e circunstâncias.