AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / É válido?

Desabafo inusitado sobre banheiro de academia causa polêmica na web

Frequentador se disse incomodado com acessório instalado no local

Da Redação Publicado em 02/02/2019, às 11h20 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Decisão de instalar equipamentos seria ofensiva - Reprodução/Divulgação/Montagem
Decisão de instalar equipamentos seria ofensiva - Reprodução/Divulgação/Montagem

Um desabafo sobre a rede de academias Smart Fit está causando um burburinho nas redes sociais desde o início da semana.

Tudo começou após um usuário do site Medium, identificado como Erinhoos, reclamar sobre um botão instalado dentro do banheiro da unidade da Rua Augusta, em São Paulo (SP).

Ele serve para avisar de forma discreta sobre atos obscenos, além de furtos e vandalismos, na região do lavabo. No entanto, o usuário da academia que reclamou acredita que o tal botão ajudaria a promover homofobia.

Em sua visão, esta seria uma forma de preconceito contra gays e bissexuais, pois, neste caso, os banheiros da academia são separados por masculino e feminino. Assim, apenas aqueles que se relacionam com pessoas do mesmo sexo estariam praticando esses atos nesses ambientes.

“A quem e o que lesa a pegação escondida e consentida? O bom gosto? A hipertrofia muscular? A definição? Ou a sensação de controle total sobre as incontidas pulsões da virilidade masculina?”, escreveu. Para ele, a decisão do estabelecimento de instalar tal botão é ofensiva.

“Trata-se de uma renúncia ao diálogo, uma forma autoritária de fazer valer um poder unilateral, cujo efeito é o de criar um ambiente constrangedor, policialesco, de hiperfiscalização entre os corpos, um regime de instauração do medo sobre o gesto, uma verdadeira tristeza”, opina.

O OUTRO LADO
A Smart Fit afirmou, por meio de nota oficial, que o tal botão é uma inovação que está em diversas áreas da academia e que procurou o cliente para conversar sobre o ocorrido. 

"Esses mecanismos têm o objetivo de garantir a segurança e a comodidade dos alunos, ao permitir o acionamento imediato de um colaborador da unidade", ressaltou a empresa.

O caso, no entanto, deu o que falar nas redes sociais e virou motivo de piada entre internautas. "Mano, é serio que o mano tá indignado pq a smartfit não deixa a galera transar no vestiario???", comentou um usuário do Twitter. "Sorte do dia: ainda bem que não treino na smartfit", brincou outra usuária.