AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Descubra os desequilíbrios energéticos do seu corpo e como tratá-los

A partir do que sentimos e dos nossos problemas de saúde é possível identificar os chacras desalinhados e tratá-los

Karla Precioso Publicado em 12/10/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Terapia energética surge para ajudar a liberar sentimentos - Jürgen Rübig/Pixabay
Terapia energética surge para ajudar a liberar sentimentos - Jürgen Rübig/Pixabay

Considera-se que todo ser humano possui energia, e quando essa está baixa, a pessoa está propensa a adoecer. E a terapia energética surge para ajudar a liberar sentimentos, emoções e crenças, diminuir ou retirar bloqueios emocionais que se apresentem de forma consciente ou não e ativar as funções fundamentais à vida. 

Ela trabalha a saúde por meio de caminhos diferentes da medicina convencional, sem o uso de substâncias como os remédios. Mas ela também pode ser complementar, ou seja, você continua se tratando com o seu médico e só adiciona a terapia para ajudar na recuperação. 

O mestre em Reiki, Luís A. Delgado, explica como ela ajuda a descobrir os desequilíbrios energéticos do corpo e tratá-los. 

ENTENDA OS CHACRAS 
Seu significado é roda, trata-se de verdadeiros vórtices de energia que fazem parte da nossa estrutura. No Oriente, algumas culturas dizem que temos milhares deles ao longo do corpo, mas todos concordam que há sete chacras principais. E é, muitas vezes, sobre esses sete chacras que se baseiam a maioria das terapias alternativas. 

Eles encontram-se distribuídos da base da coluna até o topo da cabeça. Uns ensinam que estão alinhados ao longo da coluna, outros que o terceiro e o quarto estão ligeiramente à esquerda. De qualquer forma, o que se leva em conta é que cada um governa determinadas partes físicas do corpo, bem como estão ligados a outras questões como criatividade, raiva, intuição, medo... 

ESCOLHA SUAS TERAPIAS 
Você encontra muitas técnicas para tratar essas regiões do nosso ser. E cada uma delas não só tem uma abordagem diferente para “encontrar” onde está o desequilíbrio como também para tratá-lo. Na Radiestesia pode ser realizada uma espécie de medição com um pêndulo, em um gráfico com o desenho do corpo humano, chacra por chacra, até descobrir em qual ou em quais há questões a serem tratadas. 

E tais questões podem ir de inflamações a crenças limitantes, emoções negativas e outros. Outra forma é o Reiki, onde não há diagnósticos. Em uma sessão, não é necessário localizar os chacras com problemas e aplicar energia apenas ali. O tratamento é realizado no corpo todo, de modo que a energia encontre por si mesma os pontos em desarmonia e os restabeleça, sejam físicos, emocionais, mentais ou espirituais.

DESENVOLVA O OLHAR 
É possível desenvolver a sua percepção para encontrar em que área pode estar enfrentando dificuldades. Há pessoas que têm a sensibilidade muito desenvolvida, enxergam auras, uns até os chacras e mais. No entanto, se você não é dessas, não se preocupe. 

Nem sempre a percepção é apenas uma questão de enxergar, podemos ver através de outro ponto, por meio das consequências, do nosso sentir. Por exemplo, a raiva e a impaciência são claras disfunções do primeiro chacra; assim, se você tem experimentado esses problemas continuamente, há um claro sinal de que há desequilíbrio aí. Tal como a ansiedade é relacionada ao chacra do plexo solar, o terceiro. 

Isso sem levar em consideração o corpo físico, onde esse mesmo chacra também influencia o fígado. Há, contudo, indicações de problemas que podem apontar para mais de um chacra, tal qual a insônia que está associada ao terceiro e ao sétimo chacra ao mesmo tempo.

ACEITE A HOLÍSTICA
Do grego “holos”, que significa “todo”. A harmonia existe quando tudo está em harmonia. Dá a visão de que não somos separados do universo. Também indica que o nosso ser não pode ser separado, que um ponto em desequilíbrio afeta outro. Por isso, terapias como o Reiki tratam a pessoa por inteiro. 

É bacana aprender a enxergar o seu corpo energeticamente, até para desenvolver um outro olhar sobre a vida e se perceber como um ser ligado a tudo o que existe. Quando você identifica um chacra em desequilíbrio, isso lhe dá uma pista de muito mais a ser visto, uma vez que cada um deles se relaciona com várias funções físicas e mentais.

Mas não deixe de procurar um profissional. Uma sessão de Reiki ou outra terapia energética pode ajudar a levá-la a ter uma nova visão de si, bem além dos problemas que enfrenta.