AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Dia dos Namorados

Devo comer carboidrato antes ou depois de praticar sexo?

Nutricionista explica a relação entre bom desempenho sexual e alimentação

Da Redação Publicado em 12/06/2019, às 19h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sexo pode ser considerado uma atividade física - Banco de Imagens/iStock
Sexo pode ser considerado uma atividade física - Banco de Imagens/iStock

Para apimentar um pouquinho mais as comemorações do Dia dos Namorados, comemorado nesta quarta-feira (12), é importante entender que existe relação entre bom desempenho sexual e alimentação.

A prática sexual, inclusive, é considerada uma atividade física. Ela pode ser tão eficaz para queimar calorias como uma corrida, dependendo da animação do casal. 

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Quebec, em Montreal (Canadá), meia hora de atividade sexual faz os homens queimarem  cerca de 120 calorias, enquanto as mulheres podem perder até 90 calorias.

"Assim como devemos proceder antes da prática de qualquer outra atividade física, comer carboidrato cerca de uma hora antes da relação é um bom período para o organismo absorver os nutrientes oferecidos, ajudando a proporcionar um rendimento melhor durante o sexo", explica Ana Pallottini, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).

Para AnaMaria Digital, a especialista explica que o grupo de alimentos que mais fornece energia na nossa dieta são os carboidratos, como massas, pães, cereais, biscoitos, farinhas e outros grãos. 

Além disso, este macronutriente aumenta naturalmente os níveis de serotonina no cérebro, hormônio que influencia nosso apetite, proporciona uma sensação de bem-estar e ainda sendo essencial na regulação do humor. 

"Assim, o carboidrato consumido antes do sexo, por exemplo, é importante para manter a tranquilidade e a sensação prazerosa do momento", ressalta.

Pensando nisso, a nutricionista separou um cardápio cheio de energia, nutrientes e sabor como sugestão para comemoração da data:

PRATO PRINCIPAL
Massa fresca: o macarrão possui níveis glicêmicos baixos, o que proporciona ao organismo uma maior sensação de saciedade.

Alho: atua na obstrução dos vasos, pode ajudar a melhorar o fluxo do sangue e a prolongar a ereção. Além de ter a possibilidade de aumentar a lubrificação da mulher.

Aspargo: considerado afrodisíaco por conter vitamina B3, também promove a dilatação dos vasos sanguíneos e pode ter a capacidade de prolongar a ereção e aumentar a lubrificação da mulher.

Frutos do mar: os alimentos vindos do mar, principalmente as ostras, são ricos em zinco. O mineral tem importante função na fabricação de secreções, como a da lubrificação feminina. Além disso, ajuda no tratamento de infertilidade do homem, por aumentar a contagem e a mobilidade dos espermatozóides.

Oleaginosas: a arginina e a vitamina B3 presente nessas frutas (como castanhas, nozes, amêndoas e avelãs) promovem a vasodilatação, o que aumentaria a libido.

Pimenta Cayenna: conhecido como agente excitante por estimular a circulação sanguínea, assim como os alimentos picantes em geral.

SOBREMESA
Banana: rica em magnésio, a fruta é importante por promover a vasodilatação e aumentar o desempenho sexual, além de auxiliar na produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Chocolate: além de possuir propriedades estimulantes, o chocolate também aumenta a produção de serotonina. Esses efeitos têm sido relacionados com a presença da feniletilamina, que é capaz de estimular o hipotálamo, induzindo a sensações agradáveis.

BEBIDA
Vinho tinto: pesquisa recente da Universidade de Florença, na Itália, afirma que pode haver relação entre o consumo moderado de vinho tinto e o aumento da libido feminina. Foram analisadas 798 mulheres, entre 18 e 50 anos, e constatou-se que o grupo que apresentou os maiores índices de desejo sexual foi o que consumia uma ou duas taças de vinho por dia.

Vale lembrar que a combinação entre alimentação equilibrada, prática de atividade física, qualidade de vida e autocuidado são essenciais para uma vida sexual saudável e prazerosa. Aproveite!