AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Dicas caseiras essenciais para manter os cabelos grisalhos saudáveis

Tendência do momento, os cabelos grisalhos tomaram conta do mundo das famosas

Karla Precioso Publicado em 06/02/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dicas caseiras essenciais para manter os cabelos grisalhos saudáveis - Pixabay
Dicas caseiras essenciais para manter os cabelos grisalhos saudáveis - Pixabay

O isolamento social imposto pela Covid-19 trouxe um novo olhar para os cabelos brancos e a tendência de assumir os fios grisalhos entre as mulheres cresceu bastante. Mas, é preciso alguns cuidados para que
os fios se mantenham saudáveis, pois o branqueamento das madeixas implica em perda de melanina, fazendo com que elas fiquem quebradiças e menos maleáveis.

De acordo com a hairstylist da startup BNYOU, Juliana Lima, a principal solução é manter os cabelos hidratados. “Os fios brancos vão amarelando com o tempo, por isso é importante cortar o cabelo frequentemente e mantê-lo hidratado. O uso de máscaras hidratantes e até de produtos naturais, como a babosa, repõe a massa capilar e diminui a porosidade, formando um escudo protetor no fio”, explica. Vem ver outros cuidados que garantem uma beleza natural, grisalha e muito feminina!

HIDRATAÇÃO 

Como a melanina (responsável pela cor) também interfere na elasticidade e maciez do fio, o cabelo branco tende a ser mais ressecado do que os coloridos. Além disso, sem esse elemento, ele fica um pouco mais áspero e rebelde. Por isso, você vai precisar redobrar a atenção e investir sempre em hidratações e produtos que tenham ingredientes nutritivos na fórmula.

UMECTAÇÃO CAPILAR 

O tratamento tem a missão de repor os lipídios do fio grisalho ou branco. Ele pode ser feito em casa e é muito simples: encape todo o cabelo com um óleo vegetal levemente aquecido para penetrar melhor na fibra capilar. Deixe agir por cerca de três horas e enxágue bem, afinal, a umectação é apenas um pré-xampu. Quando for enxaguar, capriche bastante para não deixar nenhum resíduo do óleo no fio, especialmente no couro cabeludo.

AGENTES EXTERNOS 

Como o cabelo branco é naturalmente mais seco do que os demais, você vai precisar inserir alguns cuidados na sua rotina, como não usar frequência o secador de cabelo, babyliss ou a chapinha, por exemplo. Assim, é possível evitar a quebra do fio e mantê-lo hidratado. Além disso, alisamentos e outros processos químicos também são prejudiciais. Se você não vive sem esses aparelhos, proteja o cabelo com cremes e finalizadores.

RINZAGEM 

Ela evita o aspecto amarelado. Na verdade, trata-se de um tonalizante que possui a cor acinzentada, ou seja, tem a missão de envernizar os fios. Como não tem amônia, remove todo o aspecto amarelado do cabelo.

PRODUTOS ROXO 

Lavar os fios com linhas de produtos roxo, como xampus e condicionadores, por exemplo, ajuda a manter os cabelos brilhantes e a evitar o amarelamento causado pelo sol. “Porém, tome cuidado para não utilizar os produtos em excesso, já que eles podem deixar seu cabelo oleoso, sem brilho e com uma coloração arroxeada. Use uma vez por semana e, nos outros dias, recorra a produtos que contenham ativos de alta ação hidratante e antioxidante.

RECONSTRUÇÃO CAPILAR 

Para amenizar o ressecamento e a quebra, faça uma reconstrução capilar com hidratações semanais à base de máscaras concentradas. Já para proteção contra os raios UV, é necessário o uso de produtos capilares com FPS, além de chapéus com proteção UV.

TONALIZANTE 

Para quem tem dificuldade de assumir os brancos de vez, a dica é recorrer ao uso de tonalizante. O produto pode ser aplicado em casa, seguindo as orientações de cada marca, e tem a função de cobrir os fios de maneira mais suave que as tinturas tradicionais, por não conter amônia – substância que favorece a quebra e o enfraquecimento do cabelo. “Os tonalizantes são práticos para quem prefere fazer manutenção caseira. Muitos deles são como xampus: basta passar e monitorar o tempo. Para quem tem até 30% dos cabelos brancos, essa é a melhor solução, pois garante um visual perfeito tanto na cor natural quanto em tons próximos”, explica Juliana.