AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Dor de dente no frio? Veja as 5 principais causas para o aumento da sensibilidade

Dentista Erika Abreu aponta também os principais tratamentos para o problema

Da Redação Publicado em 17/09/2020, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os tratamentos vão desde mudanças de hábitos até cirurgias - Getty Images
Os tratamentos vão desde mudanças de hábitos até cirurgias - Getty Images

Basta colocar algo gelado na boca para você sofrer com sensibilidade nos dentes? A causa do desconforto pode ser sensibilidade dental, que acontece, na maioria das vezes, quando existe algum tipo de desgaste na camada mais externa do dente, que é o esmalte.

"Isto causa a exposição da dentina, uma camada interna que se liga aos nervos dos dentes. Ao ter contato com bebidas ou alimentos quentes, frios, doces ou ácidos, pode ocorrer uma  sensação de dor e desconforto por conta do esmalte fragilizado. Essa sensação também pode ser desencadeada  pelo frio e pelo estresse, sendo intensificada de acordo a área e profundidade da dentina exposta", explica a dentista Erika Abreu, do consultório Boutique no Rio de Janeiro (RJ). 

Por se tratar de uma alteração importante, a profissional destaca que é necessário procurar um dentista, que pode indicar o fortalecimento das áreas sensibilizadas com opções de cremes dentais específicos e, se necessário, restaurar as áreas que perderam o esmalte.

AnaMaria Digital separou as principais causas da sensibilidade dental: 

1.  Escovação incorreta
Passar a escova de forma muito agressiva, ou usar uma com cerdas duras demais, pode favorecer o desgaste do esmalte e provocar sensibilidade.

2. Retração da gengiva
É a diminuição da gengiva que cobre um ou mais dentes. Pode acontecer devido a doenças periodontais, escovação errada ou oclusão errada, resultando na maior exposição da dentina,o que deixa os dentes mais sensíveis.

3. Ranger os dentes durante a noite
O bruxismo, que é uma condição em que a pessoa range involuntariamente os dentes à noite, pode resultar no desgaste do esmalte dental, aumentando a sensibilidade. 

4. Tratamentos dentários
Tratamentos dentários, como clareamento ou limpeza, podem aumentar a sensibilidade dos dentes, uma vez que provocam uma erosão temporária do esmalte dentário.

5. Consumo de alimentos ácidos
O consumo frequente de alimentos muito ácidos, tais como limão, vinagre e vinho pode desgastar o esmalte e aumentar a sensibilidade nos dentes.

TRATAMENTO
De acordo com Erika, o dentista deve primeiramente investigar a causa para só depois indicar o tratamento mais apropriado. Eles vão desde mudanças de hábitos até cirurgias. Confira algumas alternativas:

  • Uso de flúor em contato com os dentes por alguns minutos, para fortalecer a superfície dentária e aliviar as áreas sensíveis;
  • Recobrimento das áreas que perderam esmalte, com material restaurador;
  • Tratamento com laser que contém ação analgésica e anti-inflamatória para reduzir hipersensibilidade e acelerar a composição da camada que cobre os dentes;
  • Cirurgia para corrigir a retração gengival;
  • Alterações de hábitos alimentares e força na escovação;
  • Fazer bochechos e usar um creme dental especialmente formulado para aliviar a sensibilidade dentária.