Estou com dor na minha barriga: o que será que pode ser?

Nem todas são iguais, explica especialista sobre possíveis causas da dor abdominal

sábado 17 novembro, 2018
Dependendo do local, pode indicar problemas em uma parte do corpo
Dependendo do local, pode indicar problemas em uma parte do corpo Foto:iStock

É normal, em algum momento da vida, a pessoa sentir uma forte dor abdominal. Segundo o geriatra e professor da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Camiz, o mais importante é ir ao médico. No entanto, é interessante saber que dor abdominal não é tudo igual e, dependendo do local, pode indicar problemas em uma parte do corpo. Confira!

INTOLERÂNCIA ALIMENTAR
Além das intoxicações alimentares, dores abdominais podem ser indicativas de outras doenças, como a celíaca ou até mesmo a intolerância à lactose. Então, vale ficar atenta a algum tipo de mal-estar logo depois de comer um pão, por exemplo, ou algum derivado de leite. No entanto, nunca deixe de consultar um médico.

Notícias Relacionadas

APENDICITE
Começa com uma dor na região mais alta do abdômen e inespecífica, além de um mal-estar geral e falta de apetite. Ao avançar, a inflamação vai para a parte baixa e à direita no abdômen.

DOENÇAS NA VESÍCULA
A dor, acompanhada de enjoo, costuma surgir após uma alimentação gordurosa e localiza-se na parte alta e à direita do abdômen (na borda inferior do fígado).

PANCREATITE
Também conhecida como inflamação no pâncreas. Ocorre em torno do umbigo e se irradia para as costas. Em geral, a dor alivia quando a pessoa inclina o tronco para frente.

DORES RENAIS
Em geral, o desconforto surge de acordo com a posição em que a pedra está em relação ao trajeto do ureter (canal que liga os rins à bexiga). Se está mais alta, a dor é lombar, já na porção do meio do ureter, a dor tende a ser na lateral do abdômen acometido e quando está na parte final do ureter, a dor irradia para o testículo no homem ou para a área da vulva na mulher.

GASES
A dor vem com a sensação de movimentação no abdômen e de barulhos frequentes. Pode ser difusa, mas costuma ocorrer mais na parte superior da região.

CONSTIPAÇÃO
O desconforto é causado por intestino preso e, normalmente, encontra-se no lado esquerdo do abdômen. Tendem a melhorar quando a pessoa evacua.

PROBLEMAS NO FÍGADO
Inflamações nesse órgão costumam causar dor na região do próprio fígado (parte alta e à direita do abdômen) e, frequentemente, irradia para a àrea da escápula (antigo omoplata) direita, que fica na região das costas, mais especificamente entre o ombro e a coluna.
 

Da Redação
Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

BEM-ESTAR

  1. 1 Não consegue ir até a academia? Veja 5 dicas para treinar sozinha em casa
  2. 2 Quem nunca sofreu por amor? Veja dicas para aceitar o fim do relacionamento
  3. 3 10 alimentos que podem mudar sua vida para melhor
  4. 4 Leite: veja os benefícios, nutrientes e importância de consumir a bebida
  5. 5 Câmara aprova projeto que garante plástica reparadora de mama pelo SUS