AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Dúvidas sobre o chulé

Os pés de todo mundo transpiram e, até aí, tudo bem. Mas e quando vem aquele cheiro ruim?

Redação AnaMaria Publicado em 18/05/2018, às 18h41 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dúvidas sobre o chulé - iSTOCK
Dúvidas sobre o chulé - iSTOCK

Os pés de todo mundo transpiram e, até aí, tudo bem. Mas, quando a umidade fica presa nas meias e nos calçados por muito tempo, vem aquele cheiro ruim. Por isso, Maria Bandeira de Melo Paiva Seize, dermatologista do C omplexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), esclarece as dúvidas mais comuns sobre o tema. Chega de prender a respiração.

NÃO É PORTA DE ENTRADA PARA MICOSE

O chulé não causa micose. Mas, para quem sofre de sudorese excessiva, todo cuidado é pouco: os fungos causadores do problema proliferam em locais quentes e úmidos: ou seja, um pé com excesso de suor é um ambiente favorável para micoses.

HIGIENE NÃO PODE SER ESQUECIDA

Muitas vezes, o mau cheiro é desencadeado pela falta de higiene. Para evitar o problema, é preciso manter alguns hábitos, como lavar e secar os pés de forma correta e limpar os sapatos e deixá-los arejando antes de guardar. Para as pessoas que suam em excesso, é sempre importante usar calçados fechados com meias que absorvam bem o suor, trocando-as diariamente.

PEGAR CHULÉ DE OUTRA PESSOA É POSSÍVEL

Apesar de não ser comum, o uso eventual de calçados de outras pessoas possibilita a transmissão do chulé. Isso porque o problema é causado por bactérias, o que permite essa situação.

NADA DE SAPATO COM MAU CHEIRO

Muitas vezes, não conseguimos eliminar completamente o odor dos sapatos, mesmo após a lavagem. Nestes casos, a melhor opção é descartar o calçado.