AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Festas de fim de ano

Duvido que a ressaca me pegue desta vez; confira dicas

Aprenda a prevenir aquele mal-estar que bate no dia seguinte

Patricia Gebara Publicado em 24/12/2018, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É sempre bom lembrar que beber além da conta não é legal por vários motivos - Banco de Imagem/Getty Images
É sempre bom lembrar que beber além da conta não é legal por vários motivos - Banco de Imagem/Getty Images

O fim de chegou e, com ele, as típicas e deliciosas festas cheias de comida, bebida e família reunida. Mas, se a gente não se cuidar, quem bate à porta no dia seguinte, é a famosa ressaca. Dor de cabeça, enjoo e indisposição são alguns dos sintomas.

De qualquer forma, é sempre bom lembrar que beber além da conta não é legal por vários motivos. Além de calórico (em cada 1 ml de álcool há 7 kcal), bebida alcóolica em excesso aumenta o risco de problemas no coração.

Confira dicas que ajudam a prevenir o estrago:

Coma! 
Sem nada no estômago, o álcool entra mais rapidamente na corrente sanguínea. “A comida vai fazer com que a absorção seja mais lenta e gradual”, explica a nutricionista Carolina Mariano. O ideal é consumir alimentos ricos em gorduras boas, como peixes e castanhas. E nada de cortar carboidratos: eles também são importantes.

Azeite
A crença popular de que tomar uma colher (sopa) de azeite antes de beber dá uma forcinha no dia seguinte é verdadeira! É que o alimento tem gordura poli-insaturada, que também protege o estômago contra o álcool.

Sem colocar o pé na jaca
Não abuse das porcarias. Assim, você evita forçar ainda mais o organismo que, por causa do álcool, já vai estar sobrecarregado.

Beba bastante água
“O álcool causa uma intoxicação no organismo, exigindo um trabalho extra de todo o sistema digestivo. Uma boa hidratação é essencial para auxiliar na eliminação dessas toxinas”, diz. Force-se a tomar um copo d’água entre um drink e outro. Além de hidratar, a tática faz com que você beba menos ao longo da noite.

SUCO PREVENTIVO
Tome 2 copos uma hora antes de ingerir bebida alcoólica

Ingredientes

  • 1 maçã sem casca
  • ½ cenoura sem casca
  • 1 talo de salsão
  • Suco de 1 laranja

Modo de preparo
Pique todos os ingredientes e bata-os no liquidificador junto com o suco. Se quiser, substitua a laranja por água de coco.