AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Entenda a importância do sono na hora de emagrecer; veja dicas

Entenda a importância do sono de qualidade na hora de emagrecer

*Dra. Thais Mussi, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 11/08/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Unsplash
Unsplash

Um dos assuntos mais pesquisados atualmente na internet é emagrecimento. Como vivemos uma epidemia no que tange a obesidade, a busca por soluções acaba sendo frenética. E, claro, que se a solução for um verdadeiro milagre (e rápida de preferência), melhor ainda.

No entanto, cara leitora, se você encontrar o "Cálice Sagrado" que resolverá o seu problema em um dia, sinto dizer, mas provavelmente não será a solução que você imagina. Como tudo está automatizado, acessível e, em termos, fácil, nós queremos promover as mudanças no mesmo ritmo.

No entanto, acabamos nos esquecendo o tempo que levamos para que chegar a determinada situação. Isso significa que, muito provavelmente, você não engordou em um mês todos os quilos que julga precisar eliminar. Ou seja: não é plausível que queira se livrar deles em um intervalo de tempo tão pequeno.

IMPORTÂNCIA DO SONO

A obesidade não é uma ciência exata, pois são inúmeras peças que formam esse quebra cabeça. E a primeira peça que trarei aqui é o sono.

Muitas vezes não damos a devida importância a dormir bem, mas, se você não tiver um sono de qualidade, sinto lhe dizer, mas tentar perder aqueles indesejados quilinhos será uma tarefa hercúlea.

Quando não dormimos bem, a falta dessa “ nutrição” (descansar também é uma forma de dar algo ao nosso corpo) faz com que essa orquestra hormonal desafine. E a insônia vai disparar uma resposta compensatória, aumentando o nível do cortisol ( o famoso hormônio do “ stress”) , desregulando a leptina, o que nos faz procurar por alimentos com maior densidade energética.

Afinal de contas, precisamos suprir a falta de energia que o repouso nos traria de outras formas. Também ocorre um aumento de grelina , o hormônio que estimula a fome. Ou seja, vira uma verdadeira cacofonia!

Separei algumas dicas básicas podem te ajudar a começar a ter uma higiene do sono mais apropriada:

  1. Desligue telas (celular, computador, televisão) pelo menos 2 horas antes de dormir;
  2. Procure não ingerir bebida alcoólica (que num primeiro momento trará a sensação de alívio, mas de madrugada cobrará seu preço);
  3. Tome um chá calmante , como camomila, melissa ou mulungu (mas também algumas horinhas antes de ir pra cama, para não precisar levantar e fazer xixi- que vai interromper o sono);
  4. Use uma gotinha de óleo essencial de lavanda no travesseiro, ou nas mãos, e inspire;
  5. Não ingira comidas de difícil digestão no jantar.

Eu desejo que você tenha bons sonhos e, se estiver difícil para dormir, procure ajuda! Uma boa noite de sono pode fazer maravilhas pela sua saúde e seu humor!

*DRA. THAIS MUSSI (CRM 118942-SP e 27542-PR- RQE 373) é endocrinologista e metabologista pela SBEM, além de especialista em Nutrologia pela ABRAN Medicina do estilo vida – CBMEV. Instagram: @drathaismussi; Podcast: Não leve a mal, é hormonal