AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / ATENÇÃO

Entenda quais são os cuidados com a pele do rosto ao usar máscara de proteção

Você sabia que é preciso redobrar os cuidados com a pele do rosto ao usar o acessório, fundamental em tempos de COVID-19?

Da Redação Publicado em 16/06/2020, às 07h40 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Geralmente não há a necessidade do uso de hidratante facial antes da colocação da máscara - Banco de Imagem/Pixabay
Geralmente não há a necessidade do uso de hidratante facial antes da colocação da máscara - Banco de Imagem/Pixabay

O uso de máscaras de proteção tornou-se obrigatório para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, mas sabia que o seu uso contínuo exige cuidados com a pele do rosto? 

É que usar diariamente sem uma boa higienização, por exemplo, pode causar problemas na pele, como marcas, infecções, alergias, entre outros. Para evitá-los, AnaMaria Digital conversou com o dermatologista Cristiano Kakihara, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e separou algumas dicas de como manter a pele do rosto saudável com cuidados simples, mas que farão toda a diferença.

O TIPO DE TECIDO
De forma geral, as máscaras, sejam cirúrgicas N95, ou de tecido "pano", não costumam irritar a pele. O índice de pessoas que experimenta algum efeito indesejado do uso é baixo.

AUMENTO DE ACNE
O surgimento de acne ou piora da mesma pode ocorrer em função da retenção do sebo, que normalmente é expelido microscopicamente pelas glândulas sebáceas na superfície cutânea. Este material oleoso fica retido entre a pele e a máscara, e parte impregnará no tecido. Não se sabe o quanto isto pode afetar a sua eficácia. De forma semelhante, o suor acumulado pode exigir a troca do item de proteção. 

Pessoas com hiperidrose facial (suor excessivo na face) devem ficar atentas com isto. Por fim, irritação e vermelhidão são muito raramente observadas. 

PELE RESSECADA E ROSÁCEA
A pele dificilmente fica mais ressecada com o uso de máscara, pois o conteúdo hídrico cutâneo não consegue ser perdido para o ambiente externo. Já a rosácea pode piorar em função do aumento de temperatura cutânea pelo abafamento gerado pelo acessório.

HIDRATAÇÃO EXTRA
Geralmente não há a necessidade do uso de hidratante facial antes da colocação da máscara; este cuidado deve ser orientado apenas para quem já tinha uma pele muito seca ou algum distúrbio facial que cause muita secura da pele, como a psoríase.

PROTETOR SOLAR
O uso do protetor solar é um cuidado diário. Já o uso embaixo da máscara, somente para quem tem câncer de pele ou algum distúrbio pigmentar, como vitiligo ou melasma.

MAQUIAGEM
Deve-se evitar a maquiagem, pois é um produto que requer certo manuseio para sua retirada e, neste momento, pode haver transmissão do vírus para os olhos, nariz e boca. 

Para retirar o protetor ou a maquiagem, é preciso delicadeza, com movimentos leves, a fim de evitar disseminação viral e irritação por atrito excessivo. Os produtos devem ser os mesmos que a pessoa está habituada a usar diariamente. 

No entanto, caso surja alguma alteração cutânea, o médico dermatologista deve ser informado e o paciente receber atendimento por meio de telemedicina.

Para Cristiano, lavar as mãos é essencial para manter a saúde em tempos de coronavírus. "Deve-se evitar levar as mãos ao rosto, olhos e boca, principalmente. Comer bem também é importante, não só para a saúde da pele. Seguir as orientações médicas e manter o isolamento é primordial para combatermos essa pandemia", conclui o especialista.