AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Longevidade

Envelhecer com saúde e qualidade de vida é possível; descubra como

Conheça os três pilares principais para alcançar a longevidade

Karla Precioso Publicado em 07/11/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça o segredo para alcançar a longevidade - Jared Rice/Unsplash
Conheça o segredo para alcançar a longevidade - Jared Rice/Unsplash

Estudos comprovam que a expectativa de vida da população mundial aumenta a cada ano. No Brasil, pesquisas do IBGE mostram que a esperança de vida da população cresceu 31,1 anos, de 1940 para cá. 

Segundo o médico especializado em medicina integrativa, Carlos Reginato, enquanto as pesquisas indicam o aumento  de tempo de vida das pessoas, a ciência comprova que determinados hábitos, tratamentos e mudanças são fundamentais para que a longevidade seja acompanhada de saúde e bem-estar: “Melhor do que viver mais é viver feliz, sentir-se bem, podendo extrair o melhor que o seu corpo pode oferecer”, ressalta o profissional.

A seguir, ele revela quais são os pilares fundamentais para alcançar a longevidade.

MENTE

Vivemos numa época de muita informação nova e exigências cada vez mais contundentes quanto à performance profissional e pessoal. Tudo isso gera uma sobrecarga na mente, prejudicando a irrigação do sangue, a qualidade do sono e o favorecimento de consumo de alimentos mais ricos em açúcar, gorduras e sal - um trio alimentar poderoso para causar danos à saúde. Por isso, é preciso adotar uma alimentação equilibrada, dormir bem e praticar atividade física.

CORPO

O corpo humano funciona com energia. Temos locais de produção e armazenamento de energia. Uma pessoa que está com desequilíbrio no pilar ‘corpo’ ou no pilar ‘mental’ tende a ter um desequilíbrio no pilar ‘energia’. E os anexos cutâneos (pelos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas e unhas) precisam de energia para crescer, se fortalecer e ficar com aparência saudável. Logo, a falta de energia corporal (metabólica) pode ser facilmente vista em unhas quebradiças, cabelos que caem ou têm aquela aparência de fracos e opacos.

ENERGIA

Outras energias extrafísicas que influenciam na qualidade dos anexos cutâneos são a poluição magnética e a fé. 

Poluição eletromagnética pode ser entendida como o excesso de contato e uso de aparelhos elétricos, proximidade com torres de alta tensão, que podem interferir na qualidade e saúde das células do corpo. 

A fé pode ser de origem religiosa ou não - há crenças nas energias divinas e energias do universo, da natureza. O importante é saber que essa energia extrafísica é um excelente colaborador para a saúde, mente e energia corporal, afinal todos aqueles que têm fé e/ou crenças relatam se sentir bem após seu ritual ou momento de oração, por exemplo.