AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Especialista alerta sobre alterações no ciclo menstrual e quais suas causas

Ciclo menstrual: especialista alerta sobre alterações e quais suas causas

Da Redação Publicado em 08/03/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A menstruação é o relógio do corpo feminino e o termômetro de como ele está funcionando - Banco de Imagem/Getty Images
A menstruação é o relógio do corpo feminino e o termômetro de como ele está funcionando - Banco de Imagem/Getty Images

Durante as consultas ao ginecologista, é comum as mulheres manifestarem dúvidas sobre a menstruação, principalmente com relação ao ciclo menstrual (possíveis atrasos ou adiantamentos) e o surgimento de coágulos. 

Na tentativa de elucidar parte desses questionamentos, vale explicar que, quando a menstruação é excessiva, ela pode vir com coágulos de sangue. Porém, essa situação não é normal e pode ser sinal de alguns problemas. 

Isso pode significar, por exemplo, que os ovários estão com dificuldade de produzir hormônios ou os está produzindo em excesso. E é mais comum ocorrer nos primeiros meses de menstruação e perto da menopausa. 

Outra possibilidade são miomas crescendo dentro da cavidade uterina, a adenomiose, que é um parente da endometriose, gerando um quadro inflamatório. Há a chance ainda de ser um pólipo endometrial ou doenças do endométrio, como hiperplasia e câncer de endométrio. 

Portanto, no surgimento de coágulos menstruais, é preciso investigar as causas imediatamente. Sobre os adiantamentos na menstruação, eles podem ocorrer quando se ovula mais cedo ou quando há falha do ovário em produzir progesterona (insuficiência de corpo lúteo). 

Nesse caso, é mais comum ocorrer após os 40 anos. Mas também há a possibilidade de não ser nenhuma doença. Se isso acontecer durante alguns meses seguidos, pode ser que o ciclo menstrual tenha sido alterado naturalmente. 

Às vezes, o ciclo de ovulação se torna mais curto, pois óvulos muito bons crescem mais rápido e, quando se ovula mais cedo, se menstrua mais cedo também. No entanto, reforço a importância de procurar um médico quando ocorrer alteração no ciclo. 

A menstruação é o relógio do corpo feminino e o termômetro de como ele está funcionando. Por isso, então, é tão importante manter o controle do ciclo e anotar as datas de quando ocorre a menstruação.

ALEXANDRE PUPO é ginecologista do Hospital Sírio-Libanês, obstetra, membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein. Ele também é mastologista e membro titular do núcleo de mastologia do Hospital Sírio-Libanês. É diretor clínico da Clínica Souen, onde atende: www.clinicasouen.com.br