AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Benefícios

Estudo indica que consumir de uma a três xícaras de café por dia prolonga a vida

A pesquisa ainda descobriu que a presença do açúcar não afeta esse efeito

Da Redação Publicado em 07/07/2022, às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O estudo envolveu mais de 170 mil britânicos avaliados ao longo de sete anos - Unsplash/Clay Banks
O estudo envolveu mais de 170 mil britânicos avaliados ao longo de sete anos - Unsplash/Clay Banks

Boa notícia para os amantes de café! Um estudo realizado pela Southern Medical University, na China, mostrou que pessoas que consomem entre uma e três xícaras de café por dia, com ou sem açúcar, vivem mais do que aquelas que não tomam a bebida.

Estudos realizados anteriormente já haviam provado que o consumo de café faz bem à saúde. No entanto, esta foi a primeira pesquisa a investigar se a presença do açúcar afeta seus benefícios.

O estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine provou que o café consegue diminuir o risco de morte prematura, e é irrelevante se a pessoa que o consome prefere adoçar ou não a bebida.

Mais de 170 mil britânicos foram analisados ao longo de sete anos. Eles informaram se tomavam café ou não, quantas xícaras por dia e se preferiam com ou sem açúcar.

Durante estes anos, os cientistas detectaram quantos dos voluntários foram a óbito, tiveram câncer ou desenvolveram doenças cardíacas. Com isso, descobriram que aqueles que consumiam café moderadamente, entre 1,5 e 3,5 xícaras por dia, tinham menos chances de morrer.

Além disso, obtiveram resultados que mostraram que a presença do açúcar não afeta a longevidade: pessoas que tomam três xícaras de café amargo por dia têm 29% menos probabilidade de morrer em relação àquelas que não consomem café, enquanto os que tomam três xícaras de café adoçado têm uma redução de 28% do risco.

MAIS BENEFÍCIOS

Considerado uma paixão nacional, o café é um ótimo aliado para a saúde. Se consumida em dose certa, esta bebida funciona como um combustível positivo para o organismo. Além disso, pode reduzir taxas de mortalidade. 

O grão de café possui efeitos antidepressivos, ajuda a reduzir o colesterol, combate doenças cardíacas, protege a pele e pode evitar o diabetes.

Se consumido sem exagero, o café pode melhorar, ainda, na concentração, na memória e na atenção, atuando diretamente como preventivo da Doença de Parkinson.

Já os antioxidantes encontrados no café evitam o envelhecimento precoce e outros processos degenerativos. Incrível, não é mesmo?

Para saber mais sobre outros benefícios desse grão e saber como consumi-lo de forma eficaz, confira dicas exclusivas de Karla Precioso, através do podcast oficial da AnaMaria, disponível nas melhores plataformas de áudio. 

Para ouvir outros episódios inéditos, clique aqui!

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Karla Precioso no Instagram: