AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Atenção

Exercício físico no frio é indicado por especialistas, mas pode trazer riscos à saúde

Atividades físicas no frio são indicadas por especialistas, mas pode trazer riscos

Da Redação Publicado em 19/07/2019, às 17h37 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A variação súbita da temperatura é outro agravante - Banco de Imagem/iStock
A variação súbita da temperatura é outro agravante - Banco de Imagem/iStock

Em dias onde as temperaturas mantêm-se mais baixas, as atividades físicas podem se tornar um desafio e, consequentemente, o organismo precisará “trabalhar” muito mais para manter o corpo aquecido, o que favorece a perda de calorias.

Com a chegada da estação mais fria do ano, quem pratica esporte precisa estar atento. A época que mais proporciona perda de peso também pode ocasionar lesões, já que a musculatura tende a ficar mais contraída. 

A variação súbita da temperatura é outro agravante. Conhecido como choque térmico, a transição de um ambiente muito aquecido para um lugar mais frio pode desencadear alterações cardíacas. O clima gelado favorece ainda infecções respiratórias.

Mas, será que é possível reduzir estes impactos? De acordo com o Dr. Lucas Franchini, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a resposta é sim! 

Segundo ele, técnicas adequadas, o auxílio de profissionais da área e roupas específicas, por exemplo, podem diminuir a sensação de frio e melhorar o desempenho dos esportistas.

Para um treino com menos riscos, AnaMaria Digital conversou com o especialista e separou dicas essenciais para o momento. 

PROGRAME-SE E CHAME OS AMIGOS
Coloque metas possíveis para que você se sinta motivado, sejam eles individuais ou em grupo. Ter um compromisso com outras pessoas ajuda a manter a rotina de treinos. Por isso, aposte nos treinos com várias pessoas.

ALONGUE-SE E AGASALHE-SE
No frio, a musculatura está mais contraída e tensa. Para atenuar os riscos de lesões, é preciso alongar levemente o corpo e depois partir para um bom aquecimento. 

O frio pode trazer aquela sensação que o esforço é menor. Só que isto representa um risco, porque pode haver sobrecarga tanto para os músculos quanto para o coração. Não deixe de se agasalhar e somente retire o excesso de roupa à medida que for aquecendo o corpo. 

Dê preferência a roupas com tecidos que favoreçam a termorregulação, e em dias de chuva, peças impermeáveis que ofereçam secagem rápida, isso manterá a sensação de conforto e segurança.

RESPIRE ADEQUADAMENTE
Para minimizar problemas respiratórios e infecções, procure realizar a respiração nasal durante a prática esportiva, fazendo com que o ar chegue aquecido aos pulmões.

BEBA ÁGUA
Muita gente só bebe água quando tem sede, isso é um hábito que deve ser abolido tanto no verão quanto no inverno. Tenha sempre uma garrafinha à mão para que você possa tomar pelo menos alguns goles de água para cada série de exercício ou no descanso.

COMPARTILHE SUAS CONQUISTAS
As redes sociais são excelentes para manter seu foco nos treinos, se utilizadas de forma certa. Compartilhar o treino e evolução contribui para motivar mais pessoas que estão iniciando as atividades e juntar amigos que têm os mesmos interesses.

EXPERIMENTE
Exercícios dão prazer e liberam endorfina, experimente o máximo de treinos e modalidades para saber qual o melhor para você. Isso vai fazer com que você saia da zona de conforto e possa evoluir ainda mais.