AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Festa Junina: 6 dicas para curtir a data sem se preocupar com os dentes

Consumo de alimentos duros e falta de higienização são alguns dos principais motivos para quebras de dentes e problemas no aparelho

Da Redação Publicado em 24/06/2020, às 08h00 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nessa época, fica difícil resistir às guloseimas: amendoim, pé de moleque, maçã do amor e milho na espiga - Divulgação
Nessa época, fica difícil resistir às guloseimas: amendoim, pé de moleque, maçã do amor e milho na espiga - Divulgação

Junho começou e a época das quermesses e festas juninas também. Para compensar o cancelamento das tradicionais celebrações juninas em razão da pandemia, alguns estabelecimentos disponibilizaram delivery de comidas típicas e muitas pessoas farão os seus comes e bebes nas próprias casas.

Mas você sabia que, durante esse período, ocorre um aumento no número de pacientes que buscam os consultórios odontológicos devido à quebra de dentes e também daqueles que precisam consultar o dentista por problemas com o aparelho ortodôntico? 

De acordo Edmilson Pelarigo, sócio-fundador e diretor clínico da OrthoDontic, o consumo de alimentos duros e o excesso de açúcar somado à higienização incorreta dos dentes são os principais motivos para esse movimento dos pacientes. 

“Na maioria dos casos, os dentes posteriores, responsáveis pela mastigação, são os mais acometidos. Pacientes que possuem obturação ou canais devem ter cuidado redobrado, pois a estrutura pode ficar mais fraca. E, nos casos dos aparelhos ortodônticos, é preciso ter cuidado com os alimentos mais duros para evitar o rompimento dos braquets. Uma dica é quebrar o alimento em pedaços menores e mastigar com calma”, indica Pelarigo à AnaMaria Digital

Separamos seis dicas importantes para quem quer aproveitar as guloseimas juninas sem perder o sorriso. Confira!

1 - Maçã do amor e outras guloseimas  
As famosas maçãs do amor chegam a dar água na boca, mas podem ser um perigo para quem usa aparelho ortodôntico.  Edmilson Pelarigo alerta que a cobertura dura sobre a fruta pode descolar ou quebrar os braquets, machucar a boca e atrasar o tratamento. O mesmo vale para outros doces, como o pé de moleque. “O ideal, no caso da maçã, é cortar o doce em pedaços menores para facilitar o consumo”, indica. 

2 - Não deixe a escovação de lado 
O especialista destaca ainda a importância da higiene bucal. “Durante as festas juninas, o consumo de alimentos com grandes quantidades de açúcar pode prejudicar os dentes, provocar cáries e desgastes. É importante não negligenciar a higienização, tanto nesta época do ano quanto nas outras”, ressalta. Aqui, uma boa dica é tomar água entre uma guloseima e outra. “Desta forma, o índice de açúcar na boca é amenizado”, explica. 

3 - Pipoca doce ou salgada 
A iguaria vai bem em qualquer época do ano. Famosa como acompanhamento para assistir um bom filme ou série preferida, nesta época do ano a pipoca é também uma das protagonistas das festas juninas. “Os milhos que não estouram direito podem arrancar os braquets ou até mesmo quebrar dentes”, alerta. Dica: não se empolgue e mastigue os alimentos com muito cuidado.

4 - Olha o milho 
Comer o milho direto na espiga é quase uma tradição nas festas típicas nesta época do ano. Contudo, segundo Pelarigo, essa não é a melhor ideia para quem usa aparelho ortodôntico. “Os braquets enroscam facilmente e podem se soltar. Umar opção é raspar o milho da espiga e comer no pratinho, para evitar inconvenientes”, indica. 

5 - Cuidado também com as bebidas 
Refrigerantes e vinhos são bastante ácidos e podem prejudicar o esmalte dos dentes. “No caso de quem está em tratamento ortodôntico, existe o risco de que os dentes fiquem manchados. A recomendação é evitar o exagero e intercalar a ingestão das bebidas com a água”, indica. 

6 - De olho nas brincadeiras e danças 
Mas nem só de quitutes são feitas as festas de São João. As brincadeiras e quadrilhas, que em 2020 deverão ocorrer dentro de casa, são parte fundamental da programação das comemorações. Mas é preciso ficar atento às quedas e batidas na região do rosto, principalmente no caso de pacientes em tratamento com aparelho ortodôntico. “Traumas acidentais podem causar lesões na boca por conta dos braquets, ou até mesmo danificá-los”, explica Pelarigo.