AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Folia e saúde: 5 dicas para aproveitar o Carnaval sem descuidar da boca

Carnaval: confira 5 dicas para curtir a folia sem descuidar da saúde bucal

Da Redação Publicado em 20/02/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nessa época, é preciso tomar alguns cuidados para que sua saúde não fique em risco - Banco de Imagem/Getty Images
Nessa época, é preciso tomar alguns cuidados para que sua saúde não fique em risco - Banco de Imagem/Getty Images

Um dos feriados mais aguardados do ano está chegando! Este ano, o Carnaval será comemorado na próxima terça-feira, 21 de fevereiro. 

Se você é um folião, já deve estar preocupado com a fantasia, adereços e programação dos bloquinhos de rua, mas saiba que a saúde - inclusive bucal – também deve fazer parte do seu planejamento.   

Nessa época, é preciso tomar alguns cuidados para que as mesmas coisas que garantem a diversão, não se tornem grandes vilões da saúde ou estraguem o sorriso saudável que você nutriu o ano inteiro, provocando consequências muito mais duradouras do que a folia

É o que afirma o dentista Edmilson Pelarigo, Diretor Clínico da OrthoDontic, para AnaMaria Digital.  

Para te ajudar a se preparar, separamos cinco dicas para você cair nas festas sem deixar de lado os cuidados com a saúde bucal. Confira!

HIGIENE
O Carnaval, assim como qualquer outro período festivo, altera a rotina e faz com que sejamos um pouco negligentes com hábitos básicos relacionados à saúde bucal. 

Durante os dias de festa, tente não se esquecer de fazer a escovação após as principais refeições, principalmente se houver ingestão de açúcares - que também estão presentes nas bebidas alcoólicas.  

ALIMENTAÇÃO
Durante a folia, a alimentação também pode ir para segundo plano. Ficar longos períodos sem comer está entre os principais hábitos que desencadeiam o mau hálito. Além disso, ingerir somente alimentos ricos em açúcares e carboidratos favorece a proliferação de cáries. 

Frutas como maçã e morango são fáceis de carregar, funcionam como adstringentes naturais e são uma boa pedida para um “lanche” em meio às festas.  

ÁLCOOL
As bebidas alcoólicas costumam ser ácidas e, em alguns casos, contém muito açúcar. Esta é uma das combinações mais perigosas para os dentes, uma vez que o ácido pode causar desgastes no esmalte e os açúcares em excesso resultam em cáries.

A ingestão excessiva de álcool também pode ocasionar vômitos, outra ameaça para as camadas superficiais do dente por conta da acidez do estômago. Assim, uma boa dica é intercalar os drinques com água, que evita a desidratação e o acúmulo destas substâncias nos dentes. 

SOL
Algumas festas, como os blocos, acontecem à céu aberto. Proteger a pele do excesso de luz solar já faz parte da rotina dos foliões, mas muita gente esquece que os lábios também precisam de proteção. A incidência prolongada sobre a região é um dos fatores de risco do câncer de boca. 

DOENÇAS
Como o beijo é marca registrada das folias, é comum que haja proliferação de doenças transmitidas pela saliva, tais como a mononucleose e a herpes. Estes tipos de vírus causam lesões na boca, desidratação, indisposições, febres e podem ser mais agressivos para quem está com a imunidade baixa. Se cuide!