AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Atenção

Gengivite: problema pode ser prevenido com escovação adequada

Incidência é maior naqueles que não realizam a higiene oral da forma correta

Da Redação Publicado em 02/11/2018, às 15h13 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A gengivite ocorre devido ao acúmulo da placa bacteriana sobre os dentes - Shutterstock
A gengivite ocorre devido ao acúmulo da placa bacteriana sobre os dentes - Shutterstock

Gengiva inchada, vermelha, sensível e dolorida, além de sangramento e mau hálito. Esses são alguns dos sinais e sintomas da gengivite, doença caracterizada pela inflamação das gengivas que acomete uma grande parcela da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), explica que ela é a primeira fase da doença periodontal. 

“A inflamação pode evoluir para uma infecção mais grave e provocar alterações nos tecidos que dão sustentação aos dentes, como o ligamento periodontal, tecido responsável por fixar o dente na estrutura óssea”, explica, ressaltando que o dente pode amolecer durante o processo.

ONDE TUDO COMEÇA

A gengivite ocorre devido ao acúmulo do chamado biofilme oral, conhecido popularmente como placa bacteriana, que se deposita constantemente sobre os dentes. 

Quando não removida e/ou desorganizada da forma adequada, a placa pode se transformar em um depósito calcificado chamado cálculo dental, que é popularmente conhecido como tártaro. 

“Este cálculo fica aderido à superfície dental e, por sua ação mecânica e também pela liberação de toxinas bacterianas, o processo inflamatório pode se agravar e promover a destruição dos tecidos adjacentes aos dentes”, diz. Isso pode fazer seus dentes caírem.

ESCOVAR É FUNDAMENTAL

De acordo com o especialista, qualquer pessoa pode desenvolver a doença. No entanto, a incidência é maior naqueles que não realizam a higiene oral da forma adequada, consomem muitos alimentos ricos em açúcar, fumantes ou indivíduos que possuem diabetes descontrolada. 

As gestantes também são um grupo de risco, devido à presença de alterações hormonais e em decorrência de enjoos e ânsia, que acabam por dificultar a escovação. 

Além disso, pessoas que possuem dificuldade para realizar uma escovação eficaz pela presença de dentes mal posicionados, desalinhados e uso de aparelhos ortodônticos também podem ter maior propensão a desenvolver a inflamação gengival. 

SERÁ QUE TENHO?

Apesar de normalmente ser indolor, é possível notar quando a gengiva está inflamada. “Ela assume uma coloração mais avermelhada do que o normal, além de ficar edemaciada (inchada) e sangrar com facilidade durante a escovação, uso do fio dental e/ou utilização da escova interdental”, lembra o dentista.

Outros sintomas incluem mau hálito, gosto ruim na boca, alterações na oclusão, retração gengival e presença de secreção ao redor dos dentes, principalmente na região do sulco gengival devido a formação das chamadas bolsas periodontais.

COMO EVITAR

Mas é possível prevenir o problema através de alguns cuidados básicos, como não fumar, adotar uma alimentação balanceada para garantir nutrição adequada e visitar um cirurgião-dentista regularmente. 

Mas o fator mais importante é, sem dúvida, manter uma boa higiene oral. “A escovação correta dos dentes e a utilização das escovas interdentais são as armas mais eficazes para prevenir o problema”, diz.

Para isso, a melhor opção é comprar uma escova com cerdas ultramacias, pois as cerdas duras podem machucar as gengivas e provocar a retração gengival. Uma grande quantidade de cerdas também é desejada, pois aumenta a eficácia da escovação e dificulta o acúmulo de placa bacteriana. 

No entanto, se você já sofre com um estado mais avançado da doença, tem sangramento, presença de mobilidade e secreção em alguns dentes, o mais importante é que você consulte um cirurgião-dentista para iniciar o tratamento periodontal imediatamente.