AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Alimentação

Granola pode ser aliada no emagrecimento; veja outros benefícios

Conheça todos os benefícios da granola, ingrediente que te ajuda a emagrecer

Karla Precioso Publicado em 22/09/2019, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As fibras da granola ajudam no bom funcionamento do intestino - Banco de Imagem/Getty Images
As fibras da granola ajudam no bom funcionamento do intestino - Banco de Imagem/Getty Images

Rica em nutrientes e repleta de sabor, a granola é composta por uma mistura de carboidratos, vitaminas e gorduras boas que regulam o funcionamento do organismo. 

Consumido com leite, iogurte, sorvete, frutas, em barras de cereais, açaí e até mesmo puro, esse alimento multifuncional é destaque no cardápio de quem quer seguir uma vida mais saudável. 

A nutricionista Thaise Costa, da Tia Sônia®, explica seus benefícios. Vem conferir!

AJUDA NO EMAGRECIMENTO
As fibras ainda dão a sensação de saciedade, diminuindo a fome. Porém, é importante escolher o tipo certo, pois alguns contêm grande quantidade de açúcar e, em vez de auxiliar no emagrecimento, vão atrapalhar. 

“No mercado há opções low-carb, light e sem glúten, que podem ser consumidas desde que adequadas à sua necessidade energética”, explica a nutricionista.

CORAÇÃO SAUDÁVEL
E os benefícios das fibras não param por aí! Elas auxiliam ainda na saúde do coração, removendo o colesterol ruim e gorduras das artérias, garantindo um bom desempenho de um dos órgãos mais importantes do corpo. 

FÁCIL ARMAZENAMENTO
Para armazenar a granola sem que ela oxide, coloque-a em pote bem fechado e longe da luz e umidade. Por ser um alimento fácil de carregar, divida pequenas porções em potinhos para consumir ao longo do dia.

DELÍCIA CROCANTE QUE ENGANA A MENTE
“Quando bate aquela vontade de devorar um pacote de snacks industrializados, a dica é comer uma porção de granola combinada com outro alimento crocante, como beiju de tapioca (receita a seguir). A combinação contém baixo teor de sódio e possibilita uma explosão de sabor”, conta Thaise. 

Isso porque a crocância do alimento ajuda a ‘enganar’ o cérebro para substituir o desejo de comer os tais salgadinhos carregados de sódio e lipídios.

INTESTINO REGULADO E SEM ESFORÇO
As fibras da granola ajudam no bom funcionamento do intestino. Portanto, uma dieta balanceada com porções do nutriente na quantidade adequada evita o inchaço e a prisão de ventre. Atenção: para obter o resultado desejado, a ingestão adequada de água é fundamental.

CUIDADOS AO INGERIR A GRANOLA
Diabéticos devem ficar atentos aos rótulos e optar pela versão diet, sem adição de açúcares, além de controlar a quantidade consumida. A versão light, em geral, apresenta menor valor calórico decorrente sobretudo pela redução no teor de gorduras ou de açúcar. 

É, portanto, a melhor opção para o controle de peso. Fique atenta às versões que têm ingredientes adicionais, como chocolate, pois podem comprometer o processo de emagrecimento. Dê preferência às versões com frutas secas. 

Outra orientação é observar e comparar cuidadosamente a tabela nutricional das granolas disponíveis no mercado e optar pelos produtos que têm maior quantidade de fibras, menor taxa de gorduras saturadas, não contenham gorduras trans e, se possível, não apresente corantes na sua composição.

BEIJU DE TAPIOCA 
De origem indígena, o disco de massa de tapioca é uma opção de sobremesa que remete ao sabor de um doce queridinho de muitos: ótimo aperitivo ou acompanhamento.

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de massa de tapioca (farinha pronta para tapioca) 
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino

Modo de preparo
Sobre uma assadeira grande, de preferência antiaderente, peneire 4 porções de massa de tapioca para formar círculos de cerca de 10 cm de diâmetro. Polvilhe cada círculo com queijo ralado e leve ao forno, preaquecido, por cerca de 10 minutos, até que a massa fique firme e o queijo comece a dourar. Retire do forno e, com uma espátula, transfira para uma travessa. Limpe o fundo da assadeira com papel-toalha e repita o processo com o restante da massa. Deixe os beijus esfriarem antes de servir (eles ficam mais crocantes depois de frios).