AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Ho’oponopono: conheça a prática havaiana que promete trazer prosperidade e saúde

O mantra ganha o mundo ao trazer prosperidade, saúde, paz e outros benefícios para quem a utiliza

Karla Precioso Publicado em 03/01/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A recomendação é mentalizar ou falar o Ho’oponopono sempre que constatar algo desagradável - RENE RAUSCHENBERGER/Pixabay
A recomendação é mentalizar ou falar o Ho’oponopono sempre que constatar algo desagradável - RENE RAUSCHENBERGER/Pixabay

O Ho’oponopono é popularmente conhecido como um poderoso mantra que tem a capacidade de restaurar a harmonia interior e as relações interpessoais. Desenvolvido por Kahuna Lapa’au Morrnah Nalamaku Simeona (1913–1992), o termo significa reparar ou corrigir um erro, sendo um processo havaiano de arrependimento, perdão e transmutação. 

Isso porque, de acordo com os antigos havaianos, a fonte do erro está em pensamentos contaminados por memórias dolorosas do passado ou traumas, que podem causar desequilíbrio. 

“A prática da técnica visa curar essas memórias e obstáculos mentais, conhecidos pela física quântica como crenças limitantes. Após essa limpeza, conseguimos nos conectar com o que existe dentro de cada um de nós, para vivermos o presente em sua plenitude, sem ligações com o passado”, afirma Veronica Braga, terapeuta energética do Conectar – Espaço Terapêutico. 

Resumidamente, a proposta do método é que se assuma a responsabilidade pelos acontecimentos ao entender que carregar os fatos do passado e suas energias negativas pode limitar as vivências atuais, criando problemas e desequilíbrios para o futuro. Entenda mais a respeito.

O SIGNIFICADO DE CADA UMA DAS FRASES 

  • SINTO MUITO: é o reconhecimento de que algo aconteceu no passado e se firmou na memória, mostrando que a pessoa está preparada para a mudança necessária. 
  • ME PERDOE: o intuito é se perdoar por essas memórias que se repetem em nosso sistema, obtendo, assim, a libertação do problema. 
  • EU TE AMO: nada mais potente do que se reconectar com o amor, ajudando a transmutar a energia bloqueada. A frase indica que amamos nossas memórias e que somos gratos, podendo libertar a elas e a nós mesmos. 
  • SOU GRATO: a gratidão indica o fechamento de ciclos e de certeza e confiança na ação do Criador (independentemente de como cada pessoa o identifique). Devemos ser gratos por nosso subconsciente dar oportunidades de limpar e curar memórias. 

BENEFÍCIOS 
A prática regular do Ho’oponopono proporciona vários benefícios... Melhora nos relacionamentos Autoconhecimento Estabilidade emocional Melhora da saúde mental e física Controle do estresse e ansiedade Conexão com a sua verdade, a sua essência. 

“O Ho’oponopono é um dom profundo que nos permite desenvolver um relacionamento funcional com a Divindade interior e aprender a pedir que, em cada momento, os nossos erros de pensamento, palavras, feitos ou ações sejam purificados. O processo diz essencialmente respeito à liberdade, à completa liberdade em relação ao passado.”, Morrnah Nalamaku Simeona.

QUANDO E COMO FAZER O HO’OPONOPONO 
A recomendação é mentalizar ou falar o Ho’oponopono sempre que constatar algo desagradável em nossa vida (e isso não está ligado a nenhum ritual religioso, então não é necessária nenhuma posição específica para fazer a meditação), como sentimentos de medo e ansiedade, repetindo as quatro frases do mantra (‘sinto muito’, ‘me perdoe’, ‘eu te amo’ e ‘sou grata’) por 108 vezes. 

Basta apenas repeti-las mentalmente ou vocalmente. A terapeuta explica que esse número é considerado sagrado e potencializa o resultado do Ho’oponopono. Não é à toa que existe o japamala, um colar de bolinhas com 108 contas para a realização da prática. Hoje, também já é possível encontrar o japamala na versão aplicativo para smartphones. 

O mantra pode ser feito de acordo com a necessidade e o bemestar de cada um. Você pode fazer o Ho’oponopono para outras pessoas, mas primeiramente é indicado que ele seja feito para você mesma. Diga seu próprio nome antes das frases. Entregue, solte, confie e saiba que o seu pedido de limpeza já foi atendido. 

As frases podem ser usadas na sequência que você preferir. O importante é saber que, quando pedimos ao Divino a limpeza e purificação das memórias e programas que estão se repetindo e gerando desequilíbrios, estamos nos integrando à nossa mente supraconsciente.