AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Idade é relativo! Envelhecimento saudável: aí, sim!

Comer bem, se exercitar e manter o convívio social ajuda, e muito!

Dr. Paulo Camiz Publicado em 04/05/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Idade é relativo! Envelhecimento saudável: aí, sim! - Shutterstock
Idade é relativo! Envelhecimento saudável: aí, sim! - Shutterstock
Tenho 57 anos e estou com pavor de ficar velha, feia, cheia de rugas, de não ser mais útil, de precisar dos outros... Como controlar esse sentimento?” 

M. E., por e-mail

Muitos pacientes, antes de chegar ao meu consultório, já passaram por colegas que, ainda que estejam envelhecendo como qualquer ser humano, prometem o impossível: o “antienvelhecimento”. Além de biológico, o envelhecer é um processo cultural. O idoso é visto de diferentes maneiras, dependendo da sociedade e também da época em que vive. No nosso mundo ocidental, com a obrigatoriedade de produzir e de gerar riqueza, o que se vê é uma celebração do mais jovem e uma grande desvalorização das pessoas mais velhas. Mas nem sempre foi assim: na Roma antiga, onde a expectativa de vida era de 25 anos, os poucos que atingiam os 70 anos eram extremamente valorizados. O que devemos buscar, tanto médicos quanto pacientes, é o envelhecimento saudável. Não existe fonte da juventude, isso já sabemos. Então, o que nos resta é usar de todas as ferramentas que temos para envelhecer bem. E como conseguir isso? Se alimentar direito, sem excessos e com variedade de nutrientes; praticar exercícios regulares e com orientação médica; ter uma atividade intelectual (como ler, escrever um diário ou fazer palavras cruzadas) para ativar o cérebro; e manter o convívio social. Sugestões simples e eficazes para que a velhice não seja um tormento. 



O Brasil está virando  um país de velhinhos 

É fato: nosso país está envelhecendo. Pesquisa divulgada pelo IBGE estima que, em 2020, tenhamos 30 milhões de idosos – o que representará 13% da população do país. E mais: até o ano de 2050, esse grupo mais do que dobrará, chegando a 63 milhões de pessoas. Por isso, é fundamental que tanto o governo quanto a iniciativa privada tenham consciência de tamanha mudança de perfil do país e passem a agir fortemente para dar conta das necessidades desse público.


Fonte da juventude não existe. Então, o que nos resta é buscar envelhecer com saúde. Comer bem, se exercitar e manter o convívio social ajuda, e muito!