Insônia: conheça os perigos da ingestão de remédios para dormir

Saiba quais são os perigos da ingestão de remédios para dormir

sábado 18 janeiro, 2020
A melhor maneira de lidar com a dificuldade de dormir é o tratamento das doenças bem como a melhora dos hábitos
A melhor maneira de lidar com a dificuldade de dormir é o tratamento das doenças bem como a melhora dos hábitos Foto:Banco de Imagem/Getty Images

A insônia tem relação direta com hipotireoidismo, rinite, sinusite, dores crônicas e depressão. Por isso, esses males devem ser diagnosticados logo, para que possam ser tratados antes ou simultaneamente à insônia. 

No entanto, ela também pode ocorrer por conta de maus hábitos (sedentarismo, a ingestão de alimentos inadequados à noite, uso de bebidas alcoólicas ou drogas em excesso).

A melhor maneira de lidar com a dificuldade de dormir é o tratamento das doenças bem como a melhora dos hábitos. Medicamentos para dormir podem ser indicados, mas seu uso deve ser criterioso, mesmo daqueles remédios considerados naturais, como melatonina ou antialérgico descongestionante. 

Costuma-se indicar antidepressivos e antipsicóticos em dose baixa. A recomendação é evitar a prescrição de ansiolíticos benzodiazepínicos (os tarjas pretas), pois causam dependência. 

É por isso, então, que o fundamental é tratar o problema causador da insônia. Quando há um transtorno de ansiedade associado, podemos utilizar um anticonvulsivante com efeito ansiolítico, que diminui a ansiedade. 

Tudo isso para que você possa entender que medicamentos com outras finalidades podem ser usados para a melhora do sono, mas não são a escolha mais acertada, principalmente por causa dos seus efeitos colaterais (eles podem mexer com a memória, impulsionar o comer etc). 

O ideal é tentar deixar de usar remédio para a insônia. Mas com parcimônia, especialmente aqueles de tarjas pretas, que provocam abstinência, ansiedade e insônia rebote. No geral, o tempo de uso deve ser o mais breve possível para que logo o sono recupere o seu ciclo normal. 

Caberá ao médico buscar essa meta e meios para induzir a um sono mais natural por meio de estratégias de mudanças de comportamento, relaxamento, respiração e uso correto da cama! 

LUIZ SCOCCA é psiquiatra com mais de 20 anos de atendimento em consultório próprio, além da participação em grupos de estudo, congressos e projetos sociais. Formado pela USP e membro das associações brasileira e americana de psiquiatria: ABP e APA.

Da Redação
Atualizado sexta 10 janeiro, 2020 (1094664)
Leia Mais:

ANAMARIA RECEITAS

  1. 1 Aprenda o passo a passo do Tagliatelle com Frango e Cogumelos Tagliatelle com Frango e Cogumelos: aprenda o passo a passo desta receita
  2. 2 Frango com creme de queijo; confira como preparar esta receita 
  3. 3 Siga a receita e prepare uma madalena fácil de frango
  4. 4 Macarrão ao Molho de Damasco com Frango Defumado: uma receita diferente e saborosa
  5. 5 Econômica: Aprenda a fazer este saboroso bolinho de arroz com frango
  6. 6 Coxa de frango crocante: uma receita simples e deliciosa
  7. 7 Calzone de frango: relembre este prato tradicional da cozinha italiana
  8. 8 Aposte na incrível receita deste delicioso Calzone de Frango
  9. 9 Receita de fim de ano: Bolinho de Papai Noel com biscoito recheado
  10. 10 Frango grelhado com manteiga aromatizada; se surpreenda com o sabor