AnaMaria

Instituto Butantan anuncia produção de nova vacina da gripe contra o vírus H3N2

Imunizante trivalente será distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Da redação Publicado em 04/01/2022, às 12h47

Butantan afirmou que até fevereiro terá concluído a produção - Unsplash
Butantan afirmou que até fevereiro terá concluído a produção - Unsplash

O Instituto Butantan anunciou que fabricará vacinas contra a nova cepa do vírus da gripe, o H3N2. Desta forma, o imunizante será trivalente e será distribuído em breve pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A atualização da vacina será integrada às 80 milhões de doses produzidas pelo Butantan contra influenza que já são utilizadas na campanha nacional de imunização. Ou seja, oferecerá proteção contra os vírus H1N1, H3N2 Darwin e a cepa B.

Os Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFA) das três cepas serão produzidos separadamente e misturadas em uma única fábrica de formulação, contando com variantes do vírus importadas da Europa para análise laboratorial.

O anúncio, que foi noticiado pela CNN Brasil pelo diretor de produção do Butantan, Ricardo Oliveira, ocorre em meio ao surto de influenza H3N2. Ele contou que a produção da vacinajá está avançada e que a cepa H1N1 foi totalmente concluída em setembro. 

“Estamos em vias de terminar o IFA da cepa B e em janeiro começamos a produzir o IFA do H3N2. Na primeira quinzena de fevereiro está previsto o início das formulações e do envase”, concluiu, sem dizer quando ao certo o imunizante será distribuído à população pelo SUS.

FLURONA

Diante do avanço do vírus H3N2, o Brasil já registrou pacientes que foram infectados pela gripe e pela covid ao mesmo tempo. São os chamados casos 'flurona'.

Só na cidade de São Paulo, as internações por gripe dispararam. Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, das 920 pessoas internadas com sintomas de doenças respiratórias nas últimas semanas, 213 tinham influenza e 37 receberam diagnóstico de Covid.