AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Ioga: nunca é tarde para começar

Praticar exercícios e meditação com regularidade pode ser uma garantia e tanto de saúde para o cérebro, diz pesquisa

AnaMaria Digital Publicado em 25/05/2018, às 17h12 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ioga hoje, cérebro saudável amanhã - Shutterstock
Ioga hoje, cérebro saudável amanhã - Shutterstock

Pesquisadores do Instituto do Cérebro, da Universidade Federal do ABC e da Harvard Medical School fizeram as imagens do cérebro de dois grupos de participantes através de ressonância magnética funcional para verificar se havia diferenças na estrutura cerebral.

O que descobriram: imagens do cérebro de mulheres idosas (com mais de 60 anos) que praticam ioga refletiram uma maior espessura no córtex pré-frontal esquerdo – bem na região associada a funções cognitivas como atenção e memória – do que de mulheres da mesma faixa etária e que não passam nem perto de uma aula desse tipo.

Recomendamos para você:
Cabelo branco: o poder da sua beleza natural
Mensagem da Karlinha: A arrogância é uma furada!
Uma postura de ioga que acaba com a enxaqueca

Por que a ioga pode ser útil? 
Quando envelhecemos ocorrem mudanças estruturais e funcionais no cérebro, especialmente a redução da espessura do córtex cerebral esquerdo. Isso frequentemente leva ao declínio cognitivo, incluindo deficiências na atenção e na memória. A ioga, como qualquer prática contemplativa, tem um componente cognitivo em que a atenção e a concentração são importantes. Isso fortalece o córtex cerebral. “Da mesma maneira que os músculos, o cérebro também se desenvolve com o treinamento”, explica Elisa Kozasa, orientadora do estudo.

Bônus: o melhor de tudo é que o estudo apontou que nunca é tarde para começar. Idosos com declínio cognitivo leve têm também apresentado melhoras de seus sintomas após um breve treinamento em ioga.