AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Jeitinho brasileiro de começar o dia

O café da manhã costuma variar nas regiões do Brasil. Saiba quais são os pratos típicos e o que eles oferecem de bom ao organismo

Karla Precioso Publicado em 12/08/2015, às 19h45 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
café da manhã regional - Montagem sobre fotos Dreamstime
café da manhã regional - Montagem sobre fotos Dreamstime
Tapioca, cuscuz, pão de queijo... É só percorrer o Brasil para descobrir que, dependendo da região, o desjejum vai além do tradicional café, pão e manteiga. No Nordeste, por exemplo, a refeição pela manhã é forte e com direito à cuscuz com linguiça e queijo. Já no Sul, o dia começa com cuca (bolo com farofa doce crocante) e, no Norte, o sol nem raiou e muitas famílias já levam à mesa uma bela tapioca. Veja as orientações da nutricionista Thaís Souza, da Mundo Verde, de São Paulo. As receitas ficam saudáveis!

Região norte
Tapioca
Receita no site: on.fb.me/1OM9s2c

Benefícios:  versátil, pode ser aliada da dieta: uma colher de sopa tem 70 calorias. Sem gordura e sódio, não precisa de óleo no preparo. Também não contém glúten, por isso é uma boa opção para quem tem doença celíaca. É um excelente substituto do pão francês, que é cheio de sódio!

Versão mais saudável: recheios à base de carnes e embutidos ou leite condensado e doce de leite transformam o prato numa bomba calórica. Queijo branco com ervas, ricota com tomate e orégano e frango grelhado com alface são opções mais leves. Damasco, ameixa seca e morango também.

Canjica
Receita no site: on.fb.me/1LPF3BB

Benefícios:  fonte de carboidrato, o grão dá energia e aumenta a disposição. Também é cheio de fibras e minerais. 

Versão mais saudável: no preparo, troque o leite integral pelo de soja e o leite condensado por açúcar demerara.


Região centro-oeste
Bolo de polvilho
Receita no site: on.fb.me/1MvUmQ0

Benefícios:  quando feito somente com polvilho (sem a mistura de qualquer outro tipo de farinha branca), é uma boa opção sem glúten, portanto um prato ideal para celíacos e para quem segue dietas restritivas. 

Versão mais saudável: use açúcar mascavo no lugar do refinado e substitua o óleo por bebidas vegetais (de arroz ou de soja). Bem melhor!


Região nordeste
Cuscuz de milho com linguiça e queijo
Receita no site: on.fb.me/1Kuofx1

Benefícios:  o milho dá disposição e energia e é cheio de fibras, por isso melhora o funcionamento do intestino. O prato servido 
puro é garantia de mais saúde. 

Versão mais saudável: linguiça e queijo deixam a receita gordurosa. Evite incluir carnes e embutidos, e substitua o queijo amarelo ou requeijão por tofu (queijo de soja).


Região sudeste
Pão de queijo
Receita no site: on.fb.me/1JM0Q7n

Benefícios:  aqui a notícia não é lá muito feliz. Geralmente feito com queijo amarelo, é uma comida bem gordinha. Se for recheado com doce de leite ou goiabada, seu valor calórico chega a ficar três vezes maior. Sacia a fome, mas engorda... 

Versão mais saudável: prepare sempre a receita em casa. Os pães industrializados têm ainda mais sódio e gordura. Opte pelo queijo branco!


Região sul
Cuca de banana
Receita no site: on.fb.me/1MsCgNL

Benefícios:  a banana é rica em triptofano, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas A, C, B1, B2 e B6. Na prática, 
isso tudo ajuda a prevenir a depressão e a controlar a pressão arterial, além de evitar cãibras e dores musculares. 

Versão mais saudável: elaborada com açúcar refinado e farinha de trigo comum, a massa é calórica e tem baixo teor de fibras. Use farinha integral, açúcar mascavo, óleo de coco (no lugar da manteiga) e bebida vegetal de arroz (no lugar do leite).