AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Levantamento de Peso Olímpico: conheça a prática e seus benefícios para coluna

Saiba mais sobre o ganho de força com o LPO e suas vantagens para a coluna

Tainá Goulart Publicado em 17/01/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A atividade ainda contribui para a redução de incidência de osteopenia e osteoporose - Markus Spiske/Pixabay
A atividade ainda contribui para a redução de incidência de osteopenia e osteoporose - Markus Spiske/Pixabay

O Levantamento de Peso Olímpico (LPO) é um dos principais movimentos do Crossfit e uma modalidade que traz vários benefícios para o corpo. Grazzi Favarato, mestre em LPO e Pilates da ON - Centro de Evolução Corporal de São Paulo -, enfatiza que ele pode mudar completamente os níveis globais de força. 

“Além da melhora de condição física, o LPO é muito eficiente para desenvolver velocidade, flexibilidade e coordenação total da força e músculos do corpo, especialmente a região do CORE”, explica. 

Vem saber mais sobre o esporte que pode dar fim às dores nas costas.

CORE 
É o termo designado para a região central do corpo, sendo constituído pelos músculos do abdômen, lombar, pelve e quadril. O fortalecimento dessa musculatura visa manter a estabilização e controle dos movimentos da coluna e quadril.

COMEÇANDO NO LPO 
Jéssika Kovatch, personal trainer, revela que o ideal é fazer uma avaliação física primeiro, mas, geralmente, não costuma ter restrições à sua prática. “Qualquer pessoa com o mínimo de preparo físico pode iniciar o treinamento sempre acompanhado por um profissional de educação física”, ressalta. “O levantamento de peso estimula o fortalecimento do CORE, bem como os glúteos, parte superior das costas, tríceps e antebraço”, explica a profissional.  

BENEFÍCIOS PARA COLUNA E OSSOS 
Os exercícios de LPO e o fortalecimento correto dos músculos da região podem diminuir a temida dor nas costas. Com o ganho de massa muscular, que ocorre de forma global com a prática dos mais de 100 exercícios de LPO, o metabolismo basal, ou seja, o mínimo de energia necessária para manter as funções do organismo em repouso, também aumenta. 

“Isso significa que o corpo gastará mais energia para suas funções fisiológicas. Mantendo uma ingestão calórica adequada, esse aumento de massa muscular ainda auxilia no emagrecimento. O aumento de força muscular torna os praticantes mais ativos e preparados para desempenhar suas atividades do dia a dia”, finaliza Grazzi. 

Vale ressaltar que a atividade ainda contribui para a redução de incidência de osteopenia e osteoporose. A modalidade também é recomendada para idosos, mas, reforçando, sempre com o acompanhamento de um profissional especializado.