AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Má digestão? Confira mitos e verdades para ajudar a prevenir

O incômodo por si só não provoca doenças, mas nem por isso podemos nos descuidar

Da Redação Publicado em 28/11/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Muitas pessoas têm problemas de digestão e, consequentemente, sofrem com desconfortos - Banco de imagens/Getty
Muitas pessoas têm problemas de digestão e, consequentemente, sofrem com desconfortos - Banco de imagens/Getty

Quem nunca sentiu aquela sensação de estômago cheio e outros desconfortos, como queimação ou dor na região do abdômen, depois de fazer uma refeição? 

Joaquim Prado Moraes Filho, professor de gastroenterologia da USP, tira suas dúvidas sobre o tema: Há certos alimentos que prejudicam a digestão? 

VERDADE: alguns podem retardar o tempo de esvaziamento do estômago, provocando sensação de estufamento – principalmente os mais gordurosos. A má digestão pode se transformar em doenças? 

MITO: o incômodo por si só não provoca doenças, mas nem por isso podemos nos descuidar. Afinal, ele é um sintoma de que algo não anda bem no sistema digestivo. Se for persistente, vale a pena procurar um médico e investigar gastrite ou úlceras. Comer bem evita o incômodo? 

VERDADE: alimentos naturais (desde que não contenham gordura ou temperos em excesso, tais como frango, peixe, carnes magras, ovos, açúcares moderados, leite e derivados, além de legumes e frutas) são importantes para a nossa saúde. Beber durante as refeições dá má digestão? 

MITO: o que deve ser observado são as quantidades. Alguns goles de água ou até mesmo de vinho não são um problema. Em compensação, as bebidas gasosas podem atrapalhar o processo. Evite.