AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Marcio Atalla responde

Marcio Atalla é educador físico. Desde 2011 está à frente do quadro Medida Certa, do Fantástico. É colunista da rádio CBN e da revista AnaMaria

Redação Publicado em 28/08/2015, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

coluna Marcio Atalla 984 - divulgação
coluna Marcio Atalla 984 - divulgação
 “Tenho 43 anos e estou 5 kg acima do peso. Há dois meses comecei a caminhar três vezes na semana por 30 minutos, mas ainda não emagreci. Como posso turbinar esse exercício? Não faço dieta, só cortei o refrigerante." (Soraya, por e-mail)

Considerando que você não fazia nenhum tipo de atividade física regular antes, o fato de incluir 30 minutos de caminhada 
três vezes na semana já deveria ter promovido alguma perda de peso. Por isso, devemos analisar alguns pontos. Tem sentido mais fome ou ingerido coisas mais gordurosas por causa da atividade física? Tente perceber também se na caminhada você mantém um ritmo contínuo e vigoroso ou se para muitas vezes. Por fim, preste atenção se suas roupas não estão mais folgadas. Nem sempre a balança acusa emagrecimento...  

Acima de tudo, tenha em mente que, mesmo sem ainda ter emagrecido, você já se tornou uma pessoa mais saudável. Para alcançar seu objetivo, que tal aumentar o número de caminhadas na semana: em vez de três vezes, fazer cinco? Também vale tentar caminhar por até 60 minutos. Preste atenção ao ritmo dos passos e tente acelerá-los, sem exagerar, com cuidado. Quem sabe intercalar a caminhada com alguns minutos de corrida leve? Andar em subidas ou na areia fofa para aumentar a dificuldade e, com isso, queimar mais calorias também são boas dicas. 

Falando um pouco sobre sua alimentação, eu diria para você continuar sem seguir dietas, como já faz. Apenas pense em comer com mais qualidade, de forma mais natural. Esqueça a palavra cortar e use a palavra trocar. Troque pão branco pelo integral; leite integral pelo semidesnatado; molho branco pelo de tomate; sorvete por fruta; chocolate ao leite pelo amargo. Use, ainda, a palavra incluir: inclua na sua alimentação mais verduras, legumes, frutas, grãos integrais, mais água e chás. Mais cor, menos potes e saquinhos. Aos poucos, sua vida vai ganhando qualidade e seu corpo, perdendo volume e peso. Você já começou, não volte atrás. Boas caminhadas! 

Alívio para a dor de cabeça: Quem sofre de enxaqueca ganhou mais um motivo para começar a se exercitar. Um estudo recente da Unifesp aponta que a prática de atividade física diminui em até quatro vezes o número de crises nas pessoas que têm o problema sempre. Isso porque os exercícios tornam o cérebro menos predisposto à dor. Além disso, o movimento equilibra a produção de endorfina, substância que relaxa e funciona como analgésico natural.

90 calorias por dia: É quanto uma pessoa que tem o hábito de tomar água antes das refeições deixa de consumir, em média. O líquido ajuda a promover saciedade e nos faz comer um pouco menos. Vale a pena tentar!




Envie suas perguntas para Marcio Atalla pelo e-mail anamaria@maisleitor.com.br