AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Curiosidades

Medicina Chinesa: sabores, emoções e outras coisas afetam funcionamento de órgãos

Entenda a relação entre sabores, horários de consumo, climas e emoções com cada órgão do corpo

Da Redação Publicado em 16/03/2022, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialista explica a teoria dos órgãos, que vem da Medicina Chinesa - Pixabay/Kian2018
Especialista explica a teoria dos órgãos, que vem da Medicina Chinesa - Pixabay/Kian2018

Segundo a Medicina Chinesa, a teoria dos órgãos explica as relações entre a alimentação e os órgãos do corpo, além disso ela revela porque eles não se limitam apenas a seu aspecto físico/material, mas também a seu aspecto energético/metabólico.

Para chegar a um equilíbrio entre estes sistemas é importante prestar atenção aos tipos e sabores dos alimentos, assim como o horário que são ingeridos e a emoção sentida a cada dia.O farmacêutico naturopata Jamar Tejada reuniu algumas dicas:

SABORES

Cada alimento leva os nutrientes para os órgãos correspondentes para que cada um funcione mais e melhor. O ácido, por exemplo, vai para o fígado e ajuda a diminuir o suor e as tosses; o sal entra nos rins e pode drenar, purgar e suavizar a digestão; os amargos vão para o coração e para o intestino delgado e ajudam a resfriar o corpo e a secar a umidade; os picantes entram nos pulmões e no intestino grosso e estimula o apetite e os doces vão para o estômago e para o baço e ajuda a lubrificar o corpo.

ESTAÇÕES

Tejada conta que, na Medicina Chinesa, acredita-se que não são apenas os sabores, as estações e épocas do ano também são fatores a serem levados em consideração.

“Na primavera, que normalmente é mais úmida na China, vale ingerir alimentos que possam acabar com a umidade no corpo. No verão, como é mais quente, a preferência deve ser por alimentos que possam resfriar o organismo. O outono é mais seco, então a necessidade é por alimentos que possam "lubrificar" o corpo e no inverno, o mais recomendável é ingerir comidas quentes”, ensina o especialista.

HORÁRIOS

Jamar ainda afirma que cada órgão possui um horário em que sua energia está mais atuante:

Manhã: os alimentos doces irão fortalecer o estômago, baço e pâncreas.

Almoço: o sabor amargo deve estar presente para agir na energia do coração.

Noite: vale investir no sabor salgado.

EMOÇÕES

Para o farmacêutico, o desequilíbrio das emoções pode também afetar a função dos órgãos. “A raiva está associada ao fígado. Por isso que uma frustração reprimida normalmente causa a estagnação da energia vital e isso pode resultar em depressão ou desordens menstruais”, diz.

A alegria está ligada ao coração, por isso que as boas ou as más notícias súbitas chegam como um choque para o sistema. E por fim, a preocupação, uma emoção muito comum em nossa sociedade repleta de estresses, pode esgotar a energia do baço. “Isso pode causar distúrbios digestivos e acabar levando à fadiga crônica”, finaliza.