AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Saúde da Mulher

Menstruação: conheça os métodos alternativos ao absorvente tradicional

Conheça as vantagens de diferentes tipos de proteção menstrual

Da Redação Publicado em 20/08/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O coletor menstrual ganhou popularidade entre as mulheres - Patricia Moraleda / Pixabay
O coletor menstrual ganhou popularidade entre as mulheres - Patricia Moraleda / Pixabay

Um número cada vez maior de mulheres têm optado pelo uso do coletor menstrual nos últimos anos. O famoso copinho de silicone, que entrou no mercado brasileiro em 2010, se tornou uma opção para aquelas que não querem mais utilizar os absorventes descartáveis durante o período menstrual. 

De lá para cá, este mercado ficou aquecido e passou por uma grande revolução, disponibilizando produtos que prometem ajudar as mulheres a passarem por 'aqueles dias' de forma mais tranquila.

MAS QUAIS AS VANTAGENS DO COLETOR?

Recomendado pelos ginecologistas, o coletor menstrual acabou ganhando popularidade pela praticidade, economia e, principalmente, pelo apelo ecológico. Hoje, o produto pode ser facilmente encontrado em farmácias, fato que há poucos anos não era tão comum. 

O coletor permite que a mulher se sinta mais confortável, pois ele não abafa a vulva e não resseca a vagina. Além disso, outro ponto positivo é que o produto, que é feito de silicone, é reutilizável, ou seja: isso significa que além de economizar bastante, ainda poupa o meio ambiente de muito lixo.

OUTRAS OPÇÕES

Mas não pense que o coletor está sozinho nessa, não. Hoje em dia já existem outras boas opções para as mulheres, dentre elas o Lovin e as calcinhas absorventes. 

O primeiro funciona como uma espécie de disco menstrual. Ele tem os mesmos benefícios do coletor, mas pode ser usado durante o sexo. Ele fica em volta do colo do útero e, desta forma, nem a mulher e nem o(a) parceiro(a) vão sentir que ele está ali.

Já a calcinha absorvente está longe de ser volumosa ou parecida com uma fralda, como muita gente imagina. Com uma ajudinha da tecnologia, as peças, além de lindas, são produzidas com tecidos super fininhos e contam com tratamento antimicrobiano, além de oferecer muito conforto.

Outra opção são os absorventes reutilizáveis. É isso mesmo! Eles não vazam, não marcam a roupa, são bem finos e sem camadas plásticas. Ah! E eles são usados como um absorvente comum mesmo, basta abotoar em volta da calcinha.

ESCOLHAS

Com uma gama de opções no mercado, não é fácil escolher o melhor método, mas sempre têm aqueles que dão uma 'ajudinha', como explica a obstetriz Mariana Betioli, CEO da Inciclo.  

“Vejo que muitas pessoas não sabem exatamente qual produto de higiene menstrual pode ser usado em cada situação ou tipo de fluxo, por isso criamos esse quiz bem completo que personaliza as respostas de acordo com as características individuais de cada uma”, comenta. 

Desta forma, escolher entre um ou outro, é questão de preferência e adequação ao estilo de vida e tipo de fluxo.