Meu ex não me deixa em paz!

A relação terminou, mas o cidadão continua na sua cola? Saiba o que fazer para sair dessa!

quarta 21 outubro, 2015
comportamento
comportamento Foto:shutterstock
Existe ex de tudo quanto é jeito. O que sofre calado, o que logo aparece com outra... E o desgastante estilo “não largo do seu pé por nada”. Estamos falando daquele cara que, mais do que lamentar o fim, insiste em continuar ligando. Chega até a aparecer na sua casa!  Situação delicada, mas que felizmente tem jeito. Aprenda qual é ele com Ricardo Monezi, especialista em medicina comportamental da Unifesp, que explica por quais motivos isso acontece e ensina como agir nessas situações. 

Dá para perceber que pode ficar assim?

Homens muito carentes e ciumentos podem não aceitar bem o término de uma relação. Durante o relacionamento, eles costumam proibir que você saia sozinha ou converse com outras pessoas num boa. Outro sinal de que o cara será um ex-grudento é quando ele te idealiza demais: “o homem cria tanta expectativa em cima da companheira, que acha que jamais poderá perdê-la”, afirma Ricardo.

Por quais motivos o ex insiste na relação?

É comum que ele confunda amor com comodidade ou apego. “Se o homem era casado com uma mulher que sempre o colocou pra cima, é claro que ele não vai se conformar quando perdê-la”, comenta Ricardo. Outros insistem na relação por estarem acomodados a ter tudo nas mãos: “Ele enxerga a parceira como uma mãe, já que ela lava, cozinha e se preocupa com o seu bem-estar”. E aí é uma roubada e tanto, hein?

O que eles fazem para ficar perto?

O carente vai ligar, mandar mensagens e aparecer na sua casa. No caso do ciumento, ele vai querer satisfações da sua vida como onde e com quem você está saindo. Já os homens com transtorno obsessivo-compulsivo podem ser violentos e manipuladores: eles intimidam, ameaçam e podem até agredir. Aí já é caso de delegacia, né?

Como dar um basta?

Fale de forma clara que o relacionamento entre vocês terminou. “Dizer ‘vou pensar’ ou ‘preciso de um tempo’ só fará com que ele fique mais esperançoso”, afirma Ricardo. O ideal é cortar qualquer contato, para que ele possa entender que você está decidida. Nada de ligar, mandar mensagens ou deixar assuntos pendentes. 

Quando devo pedir ajuda?

Se ele te ameaçar, perseguir ou agredir, você deve procurar a polícia. Ricardo diz que pessoas assim são imprevisíveis: “A mulher nunca pode se tornar refém do medo, ela tem o respaldo da lei”. Algumas vítimas chegam até a desenvolver transtornos graves de ansiedade e precisam de ajuda médica. Dê um basta!

Estou indecisa!

Assim como a Eva (Soraya Ravenle), de I Love Paraisópolis, que não consegue ficar longe do ex-marido Juju (Alexandre Borges), algumas mulheres não sabem viver sem o ex. Na trama, Juju vive enfurnado na casa da ex e ela, por mais que implique, até gosta. Avalie os prós e contras da relação e tome uma decisão definitiva.

Exemplo de um caso extremo foi o de Alex (Rodrigo Lombardi) com Angel (Camila Queiroz), em Verdades Secretas. O cara ficou tão obcecado pela garota que casou com a mãe dela, a Carolina (Drica Moraes). Aí não, né! Um erro de Angel foi continuar transando com ele. Aí não tem como dar fim. Acabou em tragédia...

Veja mais

Jéssica Rodrigues
Leia Mais:

Assine a Revista Digital

  • Assine a revista AnaMaria

BEM-ESTAR

  1. 1 Alimentos certos podem te ajudar a controlar a pressão; entenda Saiba como controlar a pressão com os alimentos certos
  2. 2 Menopausa: ginecologistas dão dicas de como manter a libido
  3. 3 Esquizofrenia: o tratamento precoce reduz os danos
  4. 4 Confira dicas para manter os pés lisinhos durante o inverno
  5. 5 Pare agora de fumar: confira motivos e dicas para largar o hábito