AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Mioma uterino: saiba identificar os sintomas do problema enfrentado por Vivi Fernandez

Atriz do 'Câmeras Escondidas’ precisou passar por cirurgia após descobrir tumor no útero

Juliana Ribeiro Publicado em 17/09/2021, às 16h08 - Atualizado às 16h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vivi Fernandez sofreu com os sintomas em decorrência de miomas - Instagram/ @vivifernandeztv
Vivi Fernandez sofreu com os sintomas em decorrência de miomas - Instagram/ @vivifernandeztv

Vivi Fernandez passou por um momento bastante tenso recentemente. É que a atriz do 'Câmeras Escondidas', do 'Programa Silvio Santos', foi diagnosticada com um tumor benigno no útero, popularmente conhecido como mioma. 

Após sentir fortes dores abdominais, a artista precisou ser submetida a uma cirurgia na última quarta-feira (15), em um hospital do interior de São Paulo. 

Em entrevista para a AnaMaria Digital, Vivi explicou ter demorado a procurar ajuda médica por imaginar que fosse uma gastrite ou sintomas pré-menstruais, decidindo, erroneamente, se automedicar por duas semanas. 

“Jamais imaginei que fosse um problema com miomas porque, na verdade, eu já tinha feito uma videolaparoscopia há quatro anos. Mas eu não acompanhei isso, achei que estava curada definitivamente e continuei achando que era qualquer outro problema”, relata. 

No entanto, segundo o ginecologista e obstetra Geraldo Caldeira, do Serviço de Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo (SP), não é comum confundir os sintomas de mioma com gastrite, por exemplo. "Ela deveria ter ido ao médico antes, quando começou a ter dor e incômodo, para fazer um ultrassom. Assim teria descoberto o diagnóstico", explica. 

E os sintomas não eram nada amenos, hein! Além das dores abdominais, principalmente quando estava na TPM, a artista diz que ficava indisposta e muito inchada, o dobro do normal. Sentia enjôos, náuseas, muita diarreia, peso nas pernas e dor intensa nas costas.

Para tentar diminuir o mal estar, ela procurava soluções na internet e tomava remédios por conta própria. Vivi diz que sabia que os miomas poderiam voltar, mesmo após alguns anos, e que deveria ter dado continuidade nas visitas ao médico, mas acabou deixando isso de lado. “Esse foi o maior erro da minha vida e me sinto muito culpada, mas depois desse susto, mudei completamente minha cabeça”,  garante. 

DIAGNÓSTICO TARDIO PODE SER PERIGOSO
A atriz revelou que o mioma era tão grande que parecia que ela estava grávida de quatro meses. A famosa, que gosta muito de treinar, chegou a pensar até em recorrer a cirurgia plástica por conta do aumento abdominal, mas isso era apenas seu corpo pedindo socorro. 

"Ele estava mexendo com a bexiga, rins e poderia estar por fora do meu útero. Isso ocasionou dores e fez com que a minha barriga ficasse estufada", relata.

A demora na descoberta do diagnóstico, de fato, pode ser preocupante. O médico explica que, nesse tempo de 'espera', o mioma pode aumentar. "Quando você pega um mioma pequeno, a cirurgia é bem mais simples", afirma Geraldo. 

No caso da atriz, foi preciso passar por uma operação bem delicada e complexa, com duas horas e meia de duração, para a retirada dos tumores. Segundo ela, um deles já estava bem grande, do tamanho equivalente a uma bola de tênis. 

QUANDO É INDICADA A CIRURGIA?
Neste caso, tudo vai depender do tamanho do tumor. O médico explica que, a princípio, o tratamento é cirúrgico, com o intuito de 'ressecar' mesmo o mioma. Já quando é muito pequeno, porém, existem outras formas menos invasivas de tratamento, como o uso da progesterona para retardar o crescimento do tumor e também da pílula anticoncepcional. 

"Tem indicação cirúrgica quando ele está maior do que cinco centímetros ou quando o mioma está localizado dentro da cavidade uterina, aumentando muito o fluxo menstrual", aponta o ginecologista.

Ele alerta que, nos casos em que a paciente tem sangramento e dor muito intensa, a localização do mioma é que vai definir a cirurgia. Então, é preciso avaliar cada caso individualmente . 

POSSO ENGRAVIDAR MESMO TENDO MIOMA?
Para grande parte das mulheres, receber um diagnóstico de mioma uterino pode gerar muitas preocupações, inclusive com a fertilidade. O problema nem sempre causa dificuldades para engravidar, mas é preciso se atentar a alguns pontos importantes, pois se o mioma deformar a cavidade uterina, pode dificultar a gestação por prejudicar a implantação do embrião.

“Neste caso, trata-se do mioma submucoso, que é quando ele está dentro da cavidade uterina, esse tem que ser ressecado, já que podem causar sangramentos anormais e atrapalhar a gestação”, explica o especialista. Fique atenta!

SE CUIDEM!
Vivi acredita que, talvez, se não tivesse sentindo tantas dores e apalpado o próprio corpo, não teria descoberto o problema a tempo. Por isso, faz questão de alertar o quanto é importante prestar atenção nos sinais. “É uma doença silenciosa, então quando você vai ver, o mioma já está gigante”, diz.

“Se observem muito, mantenha todos os exames em dia, visite o ginecologista regularmente, qualquer problema na menstruação, como fluxo mais intenso ou cólicas mais fortes, procure imediatamente um médico para acompanhar. Não se automediquem, porque é muito sério. Eu corri o risco de perder o meu útero, e eu sonho ainda em ser mãe, então fica aí o meu alerta. Se cuidem!”, conclui a atriz.