AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Emagrecer

Mitos e verdades sobre emagrecimento saudável

Desvendamos algumas crenças sobre emagrecimento sem riscos

Redação Publicado em 13/08/2022, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mitos e verdades sobre emagrecimento saudável - Pixabay/jarmoluk
Mitos e verdades sobre emagrecimento saudável - Pixabay/jarmoluk

Na teoria, emagrecer é simples: gastar mais energia do que foi ingerido ao longo do dia. No entanto, na tarefa de manter o déficit calórico, alguns mitos atrapalham o resultado final. À frente da Emagrecentro, rede especializada em emagrecimento saudável, o médico Edson Ramuth explica que, na maioria das vezes, a desinformação e a falta de acompanhamento profissional capacitado é a causa do desânimo em adotar uma alimentação mais nutritiva e adequada para o organismo. 

Receitas milagrosas, chás, entre outras dicas circulam pela internet, mas será que funcionam? Conheça os principais mitos e verdades sobre o assunto para não cair em fake news na hora de perder peso.

Água com limão emagrece - MITO

Bem gelada e no calor, a água com limão é uma delícia e faz muito bem para a saúde, só que, na prática, ela sozinha não emagrece. Ainda que não ajude a perder peso, a fruta é rica em vitamina C e outros nutrientes que melhoram a imunidade. Então, vale manter esse hábito para uma vida mais saudável.

Substituir refeições por frutas é saudável - MITO

Para quem busca um emagrecimento saudável, refeições exclusivamente de frutas podem deixar de fora macro e micronutrientes importantes para o corpo. Outro fator é que existem frutas com bastante carboidratos e calorias que podem atrapalhar, e muito, uma estratégia para perder peso.

Programas de emagrecimento funcionam - VERDADE

Desde que sejam realizadas em clínicas sérias e que se guiem em pesquisas científicas sobre emagrecimento saudável. “Para ter uma ideia, o método 4 fases do Emagrecentro foi baseado em mais de 100 trabalhos científicos. O protocolo de cinco semanas, por exemplo, conta com check-up semanal para acompanhar a evolução da dieta e promover uma reeducação alimentar, fala o especialista”.

Chás ajudam a desinchar e fazem perder peso - MITO

Sozinhos, sem uma alimentação saudável, os chás não emagrecem. Apesar disso, uma infusão de hortelã, hibisco e camomila, por exemplo, pode colaborar com o bem-estar e a saúde, além de ajudar no controle da compulsão alimentar ou a saciar a vontade de comer doces. No entanto, é preciso tomar cuidado com receitas milagrosas, já que elas não existem, e com a dosagem e a frequência do consumo.