AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Desvendando

Nervosismo aumenta suor? Veja mitos e verdades sobre desodorantes antitranspirantes

Conheça quais são os mitos e verdades sobre desodorantes antitranspirantes

Da Redação Publicado em 05/12/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Não é preciso aplicar o produto várias vezes - Banco de Imagem/Getty Images
Não é preciso aplicar o produto várias vezes - Banco de Imagem/Getty Images

Muito se fala sobre desodorante antitranspirante, mas nem todo mundo sabe quais são as principais características e vantagens do produto, além de existirem alguns mitos sobre o assunto. 

Segundo pesquisa da Euromonitor International, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de desodorantes no mundo e ainda assim existem muitos tabus sobre o assunto. 

AnaMaria Digital conversou com especialistas da Unillever para te contar quais são os principais mitos e verdades sobre o assunto.

Confira!

DESODORANTE E ANTITRANSPIRANTE SÃO A MESMA COISA?
MITO - Não, são produtos diferentes. O desodorante tem a finalidade de controlar o mau odor produzido pelas bactérias que ficam nas axilas. Enquanto o antitranspirante evita o excesso de suor, controlando as glândulas sudoríparas - que são as responsáveis por esse processo.

FICAR NERVOSO INTENSIFICA A TRANSPIRAÇÃO?
VERDADE - Existem diversas situações em que o suor é intensificado, como nos casos de tensão - com o aumento dos batimentos cardíacos e, por consequência, da temperatura do corpo, o suor é fabricado em maior quantidade. Além do fator emocional, exercícios físicos e movimento também podem intensificar a sudorese -- quanto mais intensos, mais suor produzem. 

O calor também é outra situação que agrava a transpiração: é natural que em ambientes quentes haja mais suor, afinal, o corpo está tentando manter a sua temperatura. E, por fim, por questões de saúde, há pessoas que suam mais do que as outras, e essa é uma disfunção conhecida por hiperidrose.

EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE GLÂNDULAS SUDORÍPARAS?
VERDADE - As glândulas apócrinas ficam concentradas em algumas áreas específicas do corpo, como a virilha, o couro cabeludo e as axilas. São ligadas a regiões com pelos e secretam um suor que contém lipídios e aminoácidos. E existem as écrinas, que estão distribuídas por todo o corpo e são ativas desde que nascemos. O suor que elas exalam não tem cheiro, porque é composto basicamente por água e sais minerais.

ANTITRANSPIRANTE AJUDA A PREVENIR O MAU CHEIRO?
VERDADE - O suor é um mecanismo do corpo humano que regula a temperatura interna do organismo e impede que o calor prejudique os órgãos. O mau cheiro não está na transpiração. Na verdade, o odor corporal é causado por bactérias. O líquido do suor é composto por água, sais minerais, proteínas e lipídios, o que acaba virando alimento para os micro-organismos que já vivem na pele. Nesse processo, as bactérias soltam excreções que possuem cheiro forte. Para prevenir o mau odor, basta usar um produto com ação antibacteriana que ajuda a impedir a reprodução desses microrganismos.

BEBÊS NÃO TRANSPIRAM NAS AXILAS?
MITO - As glândulas apócrinas, que se concentram nas axilas, só se desenvolvem a partir da puberdade. Antes disso, funcionam apenas as glândulas écrinas, que não provocam suor fedido. É exatamente por isso que só na adolescência as axilas começam a cheirar mal.

HOMENS E MULHERES SUAM DE MANEIRAS DIFERENTES?
VERDADE - Por terem muito mais pelos, o suor masculino é diferente, pois é mais comum a presença de mais glândulas apócrinas. Mas o aroma do suor também é determinado por vários outros fatores, em especial o uso de medicamentos, o tipo de alimentação e o consumo excessivo de álcool. O suor dos diabéticos também é diferente.

DESODORANTE TIPO AEROSOL É MAIS EFICAZ?
MITO -  Os dois modelos de produtos, aerosol e roll-on, possuem a mesma eficácia - bloqueiam o suor. Mas, o que muda é a aplicabilidade. O produto roll-on é mais cremoso tem uma boa aderência à pele e uma secagem um pouco mais lenta. Enquanto o aerosol é mais líquido, tendo também uma boa aderência à pele e uma secagem muito mais rápida - ideal para a correria do dia a dia.

A COMPOSIÇÃO DO ANTITRANSPIRANTE É PERIGOSA?
MITO - Os sais de alumínio são utilizados em todos os antitranspirantes. Ainda assim, todas as composições são seguras ao uso, certificados pela Anvisa e por órgãos reguladores da Europa e Estados Unidos.

PASSAR ANTITRANSPIRANTE ANTES DE DORMIR FAZ MAL?
MITO - Durante a noite, o nosso metabolismo cai, já que o corpo não realiza nenhum tipo de atividade física ou esforço. Ou seja, ele fica sem produzir suor. Ainda assim, aplicando à noite, o produto consegue penetrar melhor na pele, criando uma camada de maior proteção nas axilas - e, com o reforço pela manhã, a eficácia do produto fica ainda melhor. 

NÃO PRECISA REAPLICAR O ANTITRANSPIRANTE DURANTE O DIA?
VERDADE - Não é preciso aplicar o produto várias vezes. Caso decida reaplicar ao longo do dia, recomenda-se lavar e secar a axila para obter o máximo benefício do produto e da fragrância.