AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Saúde do coração

Nutricionista revela cinco alimentos aliados da saúde do coração

Especialista ainda destaca a importância de adotar hábitos alimentares saudáveis

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 21/05/2023, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba quais alimentos fazem bem pro coração - Sabrina Ripke por Pixabay
Saiba quais alimentos fazem bem pro coração - Sabrina Ripke por Pixabay

A nutrição desempenha papel importante tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças crônicas, como as cardiovasculares. Pensando nisso, a nutricionista do Mundo Verde, Priscila Gomes, elege uma lista de alimentos para incluir na rotina alimentar que contribuem para a saúde do coração. 

A especialista destaca ainda algumas atitudes que podem prevenir e reduzir o risco de desenvolver problemas cardíacos: “Manter-se ativo com atividade física pelo menos três vezes por semana, adotar uma alimentação equilibrada, com redução do consumo de sal e alimentos industrializados e ultraprocessados, dormir bem e procurar controlar o estresse são importantes para ter um coração saudável”, orienta.

FRUTAS VERMELHAS

Ricas em antioxidantes, as berries são excelentes escolhas para a saúde cardíaca. Invista no consumo de frutas vermelhas e arroxeadas, pois possuem boas concentrações de polifenóis, favorecendo o aumento do HDL (colesterol bom) e auxiliandoa na redução da pressão arterial, além de oferecer vitaminas A, C, E e carotenoides.

ABACATE

A fruta é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas (gordura saudável) associadas à redução das taxas de colesterol e, consequentemente, do risco de doenças cardíacas. Mas, atenção: é preciso consumir o abacate com moderação.

OLEAGINOSAS

Fonte de gorduras saudáveis, como o ômega 3, melhora a função vascular em diabéticos, aumentando a sensibilidade à insulina - lembrando que excesso de glicose também prejudica as artérias e vasos sanguíneos, assim como as gorduras saturadas.

VEGETAIS VERDES-ESCUROS

Cheios de magnésio, cálcio e potássio, quando consumidos com frequência, esses alimentos garantem o aporte dos minerais, que atuam juntos para regular a pressão arterial, melhorar o ritmo e também a contração do músculo cardíaco.

AVEIA

Rica em fibra solúvel, possui alta concentração de beta glucana, reduzindo os níveis do colesterol e prevenindo doenças cardiovasculares. Pode ser consumida na forma de farelo, farinha e em flocos, adicionadas em frutas como banana, mamão, maçã, pêra, morango e outras.