AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

O que a aparência das unhas pode dizer sobre a sua saúde

Manchas brancas ou marrom-enegrecidas podem detectar algumas doenças

Da Redação Publicado em 10/11/2018, às 17h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aspecto das unhas ajuda a identificar uma série de doenças - iStock
Aspecto das unhas ajuda a identificar uma série de doenças - iStock

O corpo costuma dar sinais quando algo não está bem, sendo importante prestar atenção nos sintomas. A mesma regra vale para as unhas.

Elas são estruturas compostas por queratina e têm a função de proteger a ponta dos dedos de diversos tipos de traumas. 

Só isso já seria um bom motivo não deixá-las de fora da rotina diária de cuidados, mas o aspecto e a saúde delas também ajuda a identificar uma série de doenças. Isso inclui problemas no fígado, rins, diabetes, insuficiência cardíaca e até meningite e anemia. 

A dermatologista Luciana Maluf, consultora de Beleza da Condor, dá algumas dicas de como identificar as manchas nas unhas. Confira!

MANCHAS BRANCAS
Geralmente são causadas por trauma na chamada lâmina ungueal, nome dado a produção cutânea formada de queratina compactada (a oniquina), que é composta de proteína, enxofre, cistina, arginina, água, cálcio e ferro. 

Esses machucados podem acontecer na manicure, por exemplo. Quando as unhas ficam totalmente brancas e descolam na extremidade, apresentando o esbranquiçado também por baixo, é possível que seja um quadro de fungos nas unhas, conhecido como onicomicose.

MANCHAS MARROM-ENEGRECIDAS
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse tipo pode indicar tanto condições benignas (como uma micose com coinfecção bacteriana), quanto um problema mais grave: o melanoma (tipo de câncer) do aparelho ungueal

“A doença é agressiva e pode facilmente se disseminar para outros órgãos. O problema pode surgir inicialmente na forma de faixas longitudinais escuras. O melanoma é motivo de suspeita quando essas faixas apresentam diferentes tonalidades e espessuras – e, ainda, se possuem pigmento escuro na cutícula”, enfatiza Luciana.

UNHAS BRANCAS E AVERMELHADAS
O branco perto da cutícula e o vermelho em direção à ponta da unha podem significar doenças nos rins. Há a possibilidade do problema também surgir após sessões de quimioterapia.
A presença de marcas brancas junto às cutículas nas dez unhas das mãos, com exceção da ponta, pode indicar diabetes, insuficiência cardíaca e cirrose hepática.

TOM AMARELADO E TEXTURA ESPESSA
Unhas amareladas, com aumento da curvatura, espessamento e crescimento lento podem caracterizar doenças no pulmão e no intestino.

DEPRESSÕES E FUROS
Nesses casos, as possibilidades incluem diferentes doenças de pele, como a psoríase. A SBD define essa enfermidade como “comum, crônica e não contagiosa”. Os sintomas desaparecem e reaparecem periodicamente. 
Já a causa é desconhecida, mas se sabe que pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.

UNHAS FRACAS E QUEBRADIÇAS
Ao lado da palidez, do cansaço e da queda de cabelo, essa característica das unhas pode indicar deficiência de ferro no organismo, a chamada anemia. O afinamento e o enfraquecimento das unhas também podem apontar alterações na tireoide (hipertireoidismo).

PEQUENAS MANCHAS ROXAS
É um alerta para o perigo de doenças infecciosas graves, como a meningite e a septicemia. Elas acontecem quando uma infecção bacteriana em outra parte do corpo, como pulmões ou pele, consegue se espalhar pela circulação sanguínea.

Algumas características perceptíveis nas unhas podem indicar a presença de possíveis complicações de saúde. Mas lembre-se de que o mais prudente é sempre consultar seu médico para um diagnóstico correto!